Notícias do Vale do Paranhana.

Na atual sociedade, onde há o surgimento de muitos conflitos, precisamos estar a par dessas mudanças.

Neste sentido, a VIII Jornada Científica do curso de Psicologia vem aí. Com a temática (Sobre)viver a violência: risco, enfrentamento e proteção, o evento ocorrerá de 14 a 16 de agosto, no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faccat, Ana Paula Lazzaretti de Souza, o estudo pretende fazer intervenções de diversos contextos e situações da realidade.

— A ideia é poder discutir este tema da violência nos mais diversos contextos, não só questões de causas, questões sociais, mas de intervenções a partir de práticas, que é algo que os acadêmicos sempre buscam — destaca Ana Paula.

A coordenadora ainda salienta que a Jornada Científica terá diversas abordagens como, violência do trânsito, violências nas famílias e cyberbullying.

— Os acadêmicos sempre trazem dúvidas de como agir perante tal situação. Então buscamos convidar profissionais de diversas abordagens da psicologia, que atuam em diferentes áreas para fazermos esta troca de experiência — ressalta.

INSCRIÇÕES

A VIII Jornada Científica do curso de Psicologia: (Sobre)viver a violência: risco, enfrentamento e proteção terá palestras, apresentações temas livres e de pôsteres dos acadêmicos, além de workshops e conferências.

As inscrições estão abertas até 8 de agosto. Acadêmicos interessados em participar com apresentações de trabalhos têm até o dia 20 de julho para fazer a solicitação.

PROGRAMAÇÃO

Terça, dia 14
16h – Credenciamento
17h – Apresentação dos pôsteres (exposição inicia dia 13 de agosto)
19h – Mesa redonda: “Violências vividas: repercussões e enfrentamento” com Psiq. Dr. Rodrigo Grassi e Psiq. Psic. Ivanosca Martini.

Quarta, dia 15

17h – Apresentação dos Temas Livres
19h – Workshops:
– Violência do trânsito: Psic. Patrícia Sandri
– Violências nas organizações: Psic. Dr. Fernando Dewes
– Violência nas famílias: Psic. Dra. Denise Falcke
– Violência nas escolas: Psic. Deborah Brandão de Souza
– Violência e Cyberbullying: Psic. Dr. Guilherme Welter Wendt
– Violência e Intolerância às diferenças: Psic. Dr. Ângelo Brandelli Costa
– Violência Auto Infringida: Psic. Ma. Letícia Saldanha de Lima

Quinta, dia 16

17h – Exposição
20h15 – Conferência de Fechamento: “A violência do cotidiano” com Psiq. Dr. David Léo Levisky