Notícias do Vale do Paranhana.

Após ter suas atividades interrompidas por alguns anos, e passar por uma reestruturação no veículo e equipamentos, a Unidade Móvel Odontológica de Taquara volta a atender milhares de alunos das redes municipal e estadual.

A inauguração do novo serviço, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), ocorreu no dia 29 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Calisto Eolálio Letti. Nos próximos dias, estudantes de outras escolas receberão os serviços de odontologia de forma gratuita.

O Programa Saúde na Escola, política intersetorial dos Ministérios da Saúde e Educação, é realizado através da interação entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) e de Saúde – por meio das equipes de atenção básica, e tem como objetivo promover a avaliação das condições de saúde dos estudantes do município, assim como oferecer atendimentos que visem à prevenção de doenças.

Durante a reativação da Unidade Móvel Odontológica, o coordenador do programa, o professor Levi Metanoya, explicou que o PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

— Taquara aderiu ao Programa Saúde na Escola em 2013 e, desde então, a administração municipal tem investido em diversas ações promovidas na comunidade escolar. Somente nesta Unidade Móvel Odontológica foram investidos aproximadamente R$ 30 mil na reestruturação deste veículo adaptado, que atenderá mais de 10 mil alunos das redes municipal e estadual em suas próprias escolas — informou o professor Levi.

De acordo com o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, a reestruturação da Unidade Móvel Odontológica é um projeto da Prefeitura de prevenção, recuperação e manutenção da saúde pública.

— Sabemos que nem todas as pessoas têm condições financeiras de procurar um dentista particular. E para manter os dentes saudáveis até o final da vida, achamos importante começar esse trabalho de prevenção com nossas crianças e adolescentes. Por isso, este ônibus ficará aqui na EMEF Calisto até que todos os alunos sejam atendidos e então seguirá para outra escola — esclareceu.

Os atendimentos da Unidade Móvel Odontológica de Taquara, que serão realizados pela responsável técnica da Odontologia da Secretaria de Saúde, a cirugiã dentista Fabiana Ames, e por Rafaela Seefeld, também cirurgiã dentista, seguirão um cronograma montado pela equipe pedagógica da SMECE.