Notícias do Vale do Paranhana.

Passado um ano da criação do Estatuto dos Animais, a Prefeitura de Três Coroas fez um balanço dos recursos aplicados com os cães e gatos de rua ou que estavam em situação crítica de saúde.

Nesse período, o Executivo investiu R$ 81,6 mil em ração e serviços veterinários. Isso dá uma média de R$ 6,8 mil por mês.

De acordo com a Prefeitura, em 12 meses foram resgatados 71 animais, que foram avaliados por um médico veterinário do município e logo em seguida encaminhados para a clínica veterinária que venceu a licitação para a prestação de serviços. Depois de vacinados, tratados e em boas condições, os pets foram todos doados.

O sistema de amparo aos animais em situação de risco está sendo implantado em etapas. O próximo passo será a criação de um plano de castração, que em breve deverá ser lançado.

Para que isso seja consolidado, antes é necessário criar uma regulamentação específica para alcançar as famílias de baixa renda e registrar o projeto junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Esse processo já está em andamento.

NÃO COMPRE, ADOTE

Interessados em adotar os animais recolhidos e tratados pela Prefeitura podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (51) 3546-3390.