Notícias do Vale do Paranhana.

Durante a realização de mais uma das rotineiras capacitações promovidas as merendeiras e serventes que atendem as escolas da rede municipal de Taquara, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes aproveitou o momento para promover a integração dos profissionais já atuantes no município com os novos convocados para o setor, aprovados no concurso público realizado no ano passado.

Ao longo do encontro, que teve como tema “Boas Práticas de Manipulação”, a nutricionista responsável pela alimentação escolar das escolas municipais, Juliana Silveira Haag, falou sobre as diversas formas de higiene que devem ser seguidas pelas merendeiras e serventes e que tem como principal objetivo evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

— Os manipuladores de alimentos, que são as pessoas que lavam, descascam, cortam, ralam e cozinham, devem ficar atentos a certas regras que vão além de lavar as mãos antes de preparar os alimentos. Ações como usar jaleco e touca em todo o cabelo, não usar perfume, não mascar chiclete ou mexer no celular enquanto prepara os alimentos, entre outras, evitará a ocorrência das chamadas DTAs, doenças transmitidas por alimentos — explicou Juliana.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, periodicamente são realizadas visitas nas escolas municipais, ocasião em que são avaliados itens como uso do uniforme, higiene no ambiente de trabalho, organização, entre outros.

— Nos casos em que notarmos irregularidades na preparação dos alimentos servidos aos nossos alunos, será feito um Termo de Responsabilidade, que deverá ser assinado pela merendeira e também pela direção da escola — informou o secretário de Educação de Taquara.

Presente no evento, que contou ainda com a apresentação do cantor Pedro Miranda e com o sorteio de brindes, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho deu as boas-vindas aos novos servidores e falou sobre a importância dessas capacitações que são promovidas pela Prefeitura.

— Mais do que aperfeiçoarmos a qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos alunos, esses cursos e seminários que são rotineiramente promovidos aos profissionais que trabalham na rede municipal de ensino de Taquara também tem o objetivo de torná-los profissionais ainda melhores e mais capacitados — destacou o prefeito de Taquara.