Notícias do Vale do Paranhana.

Um novo trator foi recebido pela Prefeitura de Taquara, na quarta-feira (12). O veículo agregará a Patrulha Agrícola auxiliando os agricultores do município em serviços de lavração e silagem.

Na próxima semana, Taquara recebe também uma roçadeira; ambas as máquinas, foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Heitor Schuch (PSB), intermediada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, José Carlos de Brito. O valor da emenda é de R$ 134.316,05, e o valor de contrapartida do Município, de R$ 29.083,95.

Conforme explicou Brito, o movimento sindical do RS tem um projeto político, através dele conseguiram eleger dois deputados que representam a Agricultura Familiar do Estado, Elton Weber (PSB), deputado estadual, e, Heitor Schuch, deputado federal.

— Não somos partidários, temos em nosso movimento pessoas de todos os partidos e compartilhamos um bom relacionamento a fim de angariar recursos a nossa categoria, como esta emenda que nos beneficiou com máquinas para a Patrulha Agrícola para atender os nossos agricultores — menciona Brito.

Participando da entrega do trator, o assessor dos deputados Heitor Schuch e Elton Weber, Alexandre Batista Scheifler, diz que esta parceria entre o Município e o Sindicato é fundamental para o sucesso da agricultura familiar.

— Precisamos trabalhar com a agregação de valor, especialmente em termos de equipamentos e implementos agrícolas, para que a prefeitura possa oferecer um melhor serviço fortalecendo a agricultura, pois assim, estamos também produzindo riquezas, produtos de qualidade e saúde para a sociedade — destaca o assessor Alexandre.

O vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, agradeceu a emenda direcionada a Taquara.

— Agradecemos ao deputado Heitor por ter destinado esse maquinário que é extremamente importante para que o Município continue auxiliando os agricultores a produzir. Isso reduz o custo dos produtores rurais e acrescenta renda, auxiliando na manutenção e na permanência dos agricultores no campo — observa o vice-prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques, reitera que esta conquista advém de um trabalho iniciado a meses atrás junto com o sindicato.

— Esta conquista é uma união de esforços entre a prefeitura, o sindicado e o deputado Heitor Schuch. São maquinários que agregam bastante para que possamos aumentar o auxílio ao produtor e aumentar também a sua produção e a sua renda familiar — afirma Marques.

PRESENÇAS

A entrega do trator foi prestigiada também pelos secretários de Administração, João Luiz Ferreira e de Captação de Recursos, Paulo Möller; pelo ex-prefeito, Ari Rodrigues; pelos diretores de Planejamento, Josiane Rosa e de Agricultura, Adair Flesch; pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Dircinei Antonelo; pelo motorista do trator, Daniel Zwetsch e demais representantes da comunidade.