Notícias do Vale do Paranhana.

Com a finalidade de ampliar os conhecimentos das temáticas de Gênero e Sexualidade em diferentes fases da vida e contexto, o curso de Psicologia e o Centro de Serviços em Psicologia (CESEP), das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), realizam a 8ª Jornada Científica do CESEP.

O evento será nos dias 12 e 13 de setembro, no campus da Faccat (Avenida Oscar Martins Rangel, 4500), e o público alvo são os profissionais das áreas da saúde e da educação, e acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Letras, História e Matemática.

De acordo com a equipe organizadora, discussões sobre sexualidade e temas correlatos têm recebido cada vez mais atenção e destaque no âmbito social, científico, religioso, político, jurídico e midiático, dentre outros, mas para muitos este é ainda um tema “tabu”, sobre o qual pouco se sabe ou pouco se quer falar ou ouvir.

— Sabemos que a sexualidade ocupa um importante papel na vida das pessoas ao longo de todo o ciclo vital, em suas mais variadas expressões. Portanto, falar de sexualidade é falar de vida, de subjetividade e de saúde física e mental. Considerando a complexidade relacionada ao tema, abordar e discutir sobre sexualidade com nossos alunos, egressos e profissionais parece fundamental — destaca uma das organizadoras do evento, Aline Rischter.

PROGRAMAÇÃO

Quinta, dia 12
17h30 às 19 horas – Credenciamento, Exposição de Pôsters
19 horas – Apresentação Coral Faccat – Viva a Vida, e Coffe Breack
19h45 às 22 horas – Mesa de Abertura: Sexualidade na Contemporaneidade. Com mediador psicólogo Augusto Dias e convidados:

Elizabeth Fetter Zambrano – Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Formação Psicanalítica. Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Ângelo Brandelli Costa – Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicologia Social e em Psicologia em Saúde. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sexta, dia 13
18 às 19 horas – Apresentação Oral de Trabalhos (nos auditórios 1, 2, 3, e 5 do Centro de Eventos)

19h30 às 21h30 – Workshop

1. Sexualidade e Cibercultura, com Lucas Goulart (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Especialização em andamento em Terapia de Família e Casal (Conceito CAPES 5). Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos, UNISINOS).

2. Gênero e Sexualidade, com Luciane Rombaldi David (Especialização em Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência pelo Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa em Infância e Adolescência. Graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)).

3. Gênero e sexualidade na infância: interlocuções entre saúde e educação, com Bruna Detoni (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialização em Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Ceapia. Especialização em Psicoterapia de Casal e Família pelo Domus. Graduação em Psicologia) e Thaís Blankenheim (Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Graduação em Psicologia pela Universidade Feevale).

4. Sexualidade de Pessoas Idosas, com Maria Cristina Sant’Anna da Silva, Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS e Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e em Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RS e Coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn-RS

21h30 às 21h50 – Encerramento, apresentação de dança e premiações