Notícias do Vale do Paranhana.

Na sexta-feira (17), o Sexta tem Arte tráz a ONG Vida Breve, com a apresentação “Vida Breve, mas não em vão”, com o grupo Aprendizes. O evento que é gratuito ocorre no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, em duas sessões, às 14h30 direcionada aos estudantes, e às 19h30 destinada ao público em geral. 

Localizada na rua Cincinato Cardoso 2900, no bairro Santa Maria, em Taquara, a ONG Vida Breve trabalha a inclusão contando com mais de 500 crianças, adolescentes e jovens, em oficinas de dança de rua, hip hop e poesia, atendidos, semanalmente, e promovendo apresentações constantes em cidades da região. Em 2015, a ONG foi contemplada com a visita do apresentador global Luciano Huck, e ganhou, do programa “Um por Todos”, um novo espaço para a sede da ONG.

Este é o terceiro módulo do Sexta tem Arte que vem evidenciar os espetáculos de dança da região. O primeiro módulo trouxe espetáculos musicais com Big Bang Soul Brasil, Rótulo Zero, Paysanos e Zé do Bêlo. O segundo módulo, com apresentações teatrais, levou ao público as apresentações “Maria Bela”, da Cia ÓMaria Teatral; “Tudo que é feito a mão”, da Cia das Plêiades e “Flautinha Encantada”, do Teatro de Bonecos Quiquiprocó. O terceiro módulo, compreende os espetáculos de dança “Na cultura e na tradição eterniza-se uma nação!”, do CTG O Fogão Gaúcho; Vida Breve, mas não em vão, da ONG Vida Breve; Desenhos e séries, da Escola de Dança Suplés e Brasil que Dança, com o grupo Andanças. 

O Sexta tem Arte segue até 12 de julho, com o objetivo de incentivar a produção cultural em Taquara e região, promovendo apresentações artísticas gratuitas, além de incentivar a inclusão social através do acesso à cultura, formação de plateia e qualificação na programação cultural diversificada. Escolas e grupos que queiram assistir aos espetáculos devem buscar agendamento com o coordenador do projeto, Kiko Souza, através do e-mail “sextatemarte@gmail.com”, ou pelo telefone (51) 98620-3665. 

O projeto é idealizado e desenvolvido pela Associação Cultural Casa do Rock (ACCR), sendo contemplado, com R$ 60 mil reais, no edital #juntospelacultura2, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Tem o apoio da Administração Municipal de Taquara; da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; da Diretoria de Cultura; da Coordenação Municipal de Comunicação; do Serviço Social do Comércio (Sesc Taquara-RS) e da startup Sanches. 

Próximas apresentações do Sexta tem Arte: 

Maio – DANÇA

17/05 – Vida Breve, mas não em vão – ONG Vida Breve 

24/05 – Desenhos e séries – Escola de Dança Suplés 

31/05 – Noturno – Brasil que Dança – Grupo Andanças 

Junho – MÚSICA AUTORAL

07/06 – Karmã 

14/06 – Gavetas flamejantes guardam canções de amor – Renato Velho 

21/06 – Não haverá apresentação – feriado religioso 

28/06 – Caminho – Chico Paz 

Julho 

05/07– Quando chega a hora – Cia Teatro 2 por 2 (transferido do dia 10/05) 

12/07 – Staut (transferido do dia 21/06) 

Grupo Aprendizes durante apresentações em eventos municipais.

 

Créditos: Magda Rabie