Notícias do Vale do Paranhana.

 

A 8ª Semana de Enfermagem Faccat e a 7ª Semana Integrada de Enfermagem (SENFF) reúnem, até sexta-feira (17), diversos profissionais da área da saúde da região e do Estado para debates e capacitações. Com a temática central “Enfermagem Resolutiva: Práticas Avançadas de cuidado”, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e outras autoridades estão tendo a oportunidade de se qualificar para aprimorar suas práticas em seus locais de trabalho. Temáticas como Qualidade e Segurança com foco na Acreditação Hospitalar; Aspectos do Cuidado em Diabetes; Medicação de Alta Vigilância; Cuidados de Enfermagem em Lesões de Traumas; Transporte Intra Hospitalar e a Legislação; Situações de violência e o cotidiano de trabalho; Punção guiada ultrassom; Intubação por máscara laríngea; SAT Treinamento; Controle de Infecção em ambiente hospitalar, entre outras abordagens estão sendo discutidas. A abertura oficial ocorreu na noite da segunda-feira (13), no auditório 3 do Centro de Eventos Faccat. 

É preciso provocar ações 

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faccat, Claudia Capellari, é preciso provocar discussões para o aprimoramento das práticas no trabalho da enfermagem. – Nós somos responsáveis por provocar discussões, de provocar ações e movimentos na enfermagem na região. E a Semana da Enfermagem tem feito isso. Tem feito nos aproximar, de saber quem é quem na região. É preciso conhecer nossos usuários, nossos pacientes, nossa comunidade enfatiza. 

Atendimento humanizado 

Representado o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren), a conselheira enfermeira Nelci Dias, comenta que é necessário integrar os serviços de saúde em suas diferentes formas. – O slogan do Coren é “O que nos move é cuidar da vida”. A gente precisa acreditar no cuidado da vida e despertar na comunidade a importância do nosso trabalho. Precisamos refletir sobre as práticas avançadas de trabalho, saber das metodologias, mas nunca deixar de fazer o atendimento ao paciente de forma humana. Não podemos nos afastar. O paciente tem que saber quem é o enfermeiro, quem é a pessoa que está ali cuidando dele. O cuidado não dever vir de planilhas e computadores  adverte Nelci. 

Encontros itinerantes 

Os encontros estão ocorrendo no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e em outros locais da região, numa parceria com a Unimed Encosta da Serra; Hospital Bom Jesus (Taquara); Hospital Oswaldo Diesel (Três Coroas); Fundação Hospitalar de Rolante; Hospital Bom Pastor (Igrejinha); Hospital Sapiranga; Hospital São Francisco de Assis (Parobé); Secretarias Municipais de Saúde de Rolante, Taquara e de Três Coroas. 

PROGRAMAÇÃO 

QUARTA-FEIRA (15 de maio) 

9 horas –  Cuidados com a pele e lesões (Promotor: Hospital Bom Pastor – Igrejinha. Local: Auditório do HBP) 

14 horas –  Qualidade e Segurança com foco na Acreditação Hospitalar (Promotor: Hospital Sapiranga. Local: Auditório do Hospital Sapiranga 

14h45min – Coffee Break 

15 horas- Vamos falar sobre experiência do cliente? 

15h45min –  Encerramento 

18 horas – Cursos intra-evento (Local: Auditórios FACCAT) 

1) Punção guiada ultrassom – Enf. Me. Rodrigo Ceratti 

2) Entubação por máscara laríngea – SAT Treinamentos 

3) Pré-natal de baixo risco – Enfª Jurema Bastos da Silva Neta; Enfª Me. Cristine Kasmirski 

4) Interpretação de exames laboratoriais – Enfª Me Mariele Cunha Ribeiro 

QUINTA-FEIRA (16 de maio) 

9 horas –  Controle de Infecção em ambiente hospitalar (Promotor: Hospital Bom Pastor – Igrejinha. Local: Auditório do HBP) 

14 horas – Aspectos do Cuidado em Diabetes (Promotor – Secretaria Municipal de Rolante. Local: Câmara de Vereadores de Rolante) 

15h30min –  Oficina de Acolhimento 

19h30min –  Apresentação de trabalhos – Modalidade oral e pôster eletrônico (Local: Auditórios FACCAT) 

SEXTA-FEIRA (17 de maio) 

8 horas –  Histórico dos Times e Apresentação dos Membros (Promotor: Hospital São Francisco de Assis. Local: Auditório 3 da FACCAT) 

8h15min – Drogas Vasoativas: Entendendo suas Finalidades 

8h50min – Condutas aos Paciente Com Riscos de Quedas  

9h30min – Segurança do Paciente em Relação Medicação e Prevenção de Quedas  

10h15min – Coffee-break  

10h40min –  Intoxicação Exógena…  

11h10min – Meios e Recursos na Prevenção De Quedas do Paciente  

13h20min –  Erros nas Administrações de Medicações 

14 horas – Medicação de Alta Vigilância  

14h30min –  Cuidados de Enfermagem em Lesões de Traumas 

16h20 – Coffee-break 

16h40 – Transporte Intra Hospitalar e a Legislação – Coren  

16h50 – Encerramento e Orientações