Notícias do Vale do Paranhana.

Nesta terça-feira, 04/2, aconteceu a Formação com Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), marcando o início do Planejamento das ações para o ano de 2020, com a aplicação dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, estudados e debatidos no decorrer de 2019, nas formações ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação e também pelas respectivas escolas municipais.

Pensando em novas abordagens para o ambiente escolar, optou-se por um espaço no Poço Fundo, onde anteriormente funcionava a EMEF João Marques de Souza e posteriormente o espaço Socioambiental. Na oportunidade, todas as profissionais tiveram contato com a natureza, utilizando elementos naturais para a construção de barcos, que oportunizaram a reflexão por meio de palavras direcionadas ao planejamento pedagógico para 2020.

A BNCC, o RCG e o DOM estarão contemplados no Projeto Político Pedagógico das Escolas e nos Regimentos Escolares, que serão revisitados pelos professores e demais membros da comunidade escolar. A Secretária de Educação, Daise dos Santos destaca a importância das reflexões desenvolvidas durante a formação, pois os documentos citados estarão na base curricular de 2020.  “A Educação Infantil é considerada a primeira Etapa da Educação Básica, onde a criança está em plena construção de aprendizagens, realizando conexões para a base no Ensino Fundamental”, disse Daise.