Notícias do Vale do Paranhana.

Por meio de uma conversa informal e descontraída, foi realizado na noite da quarta-feira (20), em Três Coroas, um encontro para discutir a saúde do homem. Para falar do assunto foi convidado o médico Greg de Sá Silva, que tem especialização na Estratégia Saúde da Família.

A atividade, alusiva ao Novembro Azul, foi realizada em uma barbearia. O local foi escolhido por esse tipo de espaço ser considerado sagrado para os homens. É lá que eles falam de futebol, de política, dos últimos acontecimentos e até de assuntos mais íntimos.

O clima intimista da ação foi proposital, para deixar as pessoas mais a vontade, pois alguns temas ainda são tabus entre os homens e outros não são tratados com a devida importância que merecem.

A conversa que era para ser breve, acabou se estendendo devido ao número de perguntas que foram feitas ao médico, revelando a quantidade de dúvidas que ainda pairam sobre o tema.

Por se tratar de um profissional acostumado a ir de encontro aos pacientes, o médico falou da importância deste tipo de abordagem.

— É muito interessante trabalhar em grupos temas como esse, porque ajuda a entender o que as pessoas pensam. Se considera o conhecimento e as dúvidas que elas trazem — disse dr. Greg.

O autônomo Roberto Wolff, de 51 anos, ficou atento ao que o profissional de saúde flou e fez várias perguntas.

— Foi muito bom para eu esclarecer dúvidas e também para fazer novas amizades. Costumo procurar o médico só quando tenho algum problema. Achei muito positiva esta iniciativa de esclarecimento — falou.

No mesmo instante em que ocorreu a roda de conversa na barbearia, o Posto de Saúde do Bairro Linha 28 promoveu atendimentos exclusivos para homens e disponibilizou testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis.

As atividades foram uma realização da Prefeitura de Três Coroas e integraram as ações do Novembro Azul.

No dia 30 de novembro o dr. Greg realizará mais um bate-papo sobre a saúde do homem. Desta vez o encontro será no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 12h.