Notícias do Vale do Paranhana.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taquara inaugura sua nova sede nesta terça-feira (16), com solenidade oficial marcada para às 11h. O Samu passa a atender na Avenida Sebastião Amoretti, 3060.

O Samu/Taquara iniciou o atendimento em 1º de dezembro de 2005, funcionando desde então, junto ao Hospital Bom Jesus (HBJ). Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Petry, mesmo com a mudança da base do Samu, o hospital continua sendo a porta de entrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

— A mudança para o novo endereço se dá pela localização geográfica e pela padronização do layout de apresentação do prédio, uma recomendação da Coordenação Estadual do Samu e do Ministério da Saúde, que o município de Taquara prontamente se dispôs a atender — observa Petry.

Atualmente, o serviço conta com 34 funcionários, sete médicos, seis enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, três condutores/técnicos de enfermagem que atuam na motolância e 12 condutores de ambulâncias. Há uma ambulância suporte avançado – que atende com médico, enfermeiro e condutor; Uma ambulância de suporte básico de vida que atende com técnico de enfermagem e condutor, uma motolância que faz o atendimento com condutor/técnico de enfermagem e uma viatura reserva.

Em média são realizados 200 atendimentos por mês, atendendo os municípios de Taquara, Parobé, Nova Hartz e Araricá, e, realiza transportes de Sapiranga e outros municípios. A coordenação é composta pelo doutor Thiago Dal Bosco e pela responsável técnica, enfermeira Cíntia Kerschner.

O Samu Taquara funciona por sistema triparti, sendo 50% de recursos advindos do governo federal, 25% do governo estadual e 25% governo municipal.