Notícias do Vale do Paranhana.

Nesta terça-feira (29), terão início as aulas presenciais de 20 alunos do 3° ano do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, em Taquara.

O retorno não será escalonado, ou seja, dividido. Os alunos optaram por terem aulas juntos, e a direção da escola decidiu tirá-los da sala de aula convencional e transformar o auditório em espaço de aprendizagem. O local tem 17 metros de comprimento e seis de largura. Ali, os estudantes ficarão espalhados para que o distanciamento de 1,5 metro, previsto em decreto, seja respeitado.

Simone Weber, diretora da escola, afirma que foi instalado no auditório um sistema de som e um retroprojetor para que todos os alunos consigam ouvir e acompanhar visualmente o que é exposto pelo professor. Além disso, medidas educativas e de distanciamento foram impostas:

— Conversaremos sobre as medidas de proteção e eles receberão um panfleto informativo sobre os cuidados a serem tomados. No pátio, estão interditados espaços que são de difícil limpeza, e bancos também foram sinalizados. Apontamos quais lugares podem ser ocupados, assim conseguiremos evitar proximidade entre os alunos. Estamos cautelosos e preferimos não reabrir a biblioteca, a cantina e o ginásio no mês de outubro.

Ao chegarem ao portão de entrada, os estudantes deverão estar usando máscara facial. Eles terão sua temperatura aferida e precisarão limpar os sapatos em tapetes sanitizantes. No auditório haverá álcool gel à disposição de todos e uma flanela, conta a diretora do colégio.

— A escola passará sempre por higienização, mas fica essa flanela para aqueles que desejam limpar seu assento antes de iniciar os estudos. Além disso, demarcamos os lugares de cada um dos alunos. As classes estão devidamente nomeadas, e essa marcação deverá ser seguida — afirma.

Professores e funcionários também passarão por rígido protocolo de segurança. Eles terão sua temperatura medida assim que chegarem ao local e precisarão passar pelos tapetes sanitizantes. Os professores não poderão dividir materiais didáticos, e os funcionários da limpeza, ao terminarem o turno de trabalho, deixarão a roupa usada na escola. A lavagem das peças será feita por uma empresa contratada.

As aulas presenciais no colégio Dorothea Schäfke acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia. As aulas presenciais serão ministradas conjuntamente com atividades da modalidade a distância.

Essa é a segunda unidade da escola que retoma os trabalhos. A primeira foi a destinada à Educação Infantil, que fica em outro prédio. Para os pequenos, as aulas voltaram de maneira escalonada em 22 de setembro. Ao todo, 15 alunos estão no sistema de revezamento entre atividades em sala de aula e em casa. A prefeitura informou que só tem conhecimento desta escola na volta às aulas no município.

*Com informações de GaúchaZH