Notícias do Vale do Paranhana.

A Secretaria Municipal da Saúde de Igrejinha dedicou o último sábado para cuidar da saúde de crianças e mulheres. Aproveitando a data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, o setor também realizou a Jornada do Bebê e inaugurou um novo prédio que centralizará vários serviços e o atendimento à saúde da mulher.

A programação iniciou às 8h, quando o prefeito Elir Girardi e o secretário da Saúde, Vanderlei Petry, abriram a campanha da vacinação na Unidade Sanitária, na avenida Castelo Branco. No mesmo local, meia hora mais tarde, ocorreu a solenidade de inauguração do Centro de Referência da Saúde da Mulher, cujas instalações foram construídas com recursos da Consulta Popular. Nos seus discursos, o secretário e o prefeito ressaltaram a importância de atuar a forma preventiva na saúde, evitando gastos maiores como o tratamento de doenças que podem ser debeladas ainda em seu começo. Na seqüência, foi realizada uma palestra para os pais cujos filhos estavam inscritos na Jornada do Bebê, utilizando-se pela primeira vez o auditório instalado no local.

A Jornada teve continuidade às 10h30min, com a escolha da Gatinha e Gatinho 2007, no palco da Rua Coberta, onde ocorria a Feira do Livro. Entre os 17 bebês participantes, os vencedores foram Ketlyn de Almeida de Andrade, de um ano e nove meses, filha de Jocelaine Maciel de Almeida e Gilberto Nunes de Andrade, e Vynicyus Gabriel dos Santos Müller, um ano e 11 meses, filho de Elaine dos Santos e Erni Luis Müller.

VACINAÇÃO – Segundo informou a enfermeira Maria Cláudia Copes, da Unidade Sanitária de Igrejinha, o município ficou acima da média nacional e estadual em campanha de vacinação. Foram aplicadas um total de 2.172 doses da gotinha, sendo 435 na faixa de zero a um ano de idade, e 1737 entre um e quatro anos. Isto significa um índice de 85% do público alvo, mas abaixo da meta do Ministério da Saúde, que pretendia vacinar 95% em todo o pais.