Notícias do Vale do Paranhana.

O mapa preliminar do distanciamento controlado voltou a apresentar 11 regiões em bandeira vermelha, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo governo do RS. Além de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta e Ijuí têm classificação de risco epidemiológico alto para a Covid-19.

As outras 10 ficam em bandeira laranja, de risco médio. Prefeituras e associações municipais têm até as 6h deste domingo (15) para contestar a classificação.

A versão final será oficializada na segunda (16) e passa a valer entre 17 e 23 de novembro. Logo, neste domingo, é válido o mapa desta semana, com Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta em bandeira vermelha. Bagé e Erechim recuaram para bandeira amarela e as demais estão em bandeira laranja.

Conforme o mapa preliminar da 28ª rodada, 271 municípios estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 116 cidades, onde moram 516 mil pessoas (4,6% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

Além disso, do total de 226 municípios em bandeira laranja, 146, em que vivem 807,1 mil gaúchos, (ou 7,1% da população) podem adotar protocolos de bandeira amarela.