Notícias do Vale do Paranhana.

O acendimento da Pira da Pátria foi realizado no último sábado (17), no Parque Osório, em Tramandaí. O evento marcou o início das festividades dos 197 anos de independência do Brasil e deu a largada da 82ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e, desde então, representantes da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul têm levado a centelha do Fogo Simbólico a outros municípios gaúchos.

O prefeito de Rolante, Régis Zimmer, recebeu a comitiva da Liga, formada por Nelson Prestes, Valmor Cordeiro, José Petrocelli e Gilmar Chagas, na manhã desta segunda-feira (19), na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários.

— A centelha do Fogo Simbólico da Pátria ficará sob a guarda dos Bombeiros Voluntários de Rolante, como forma, também, de expressarmos nosso reconhecimento pelo trabalho sério e de tanta credibilidade que esta entidade, cuja base é o voluntariado e a preocupação com o bem estar da comunidade, desenvolve no nosso município — salienta Zimmer.

No dia 2 de setembro, o fogo simbólico ficará sob a guarda da Secretaria de Educação e Esportes, que desenvolverá a programação alusiva à Semana da Pátria, na Praça da Matriz, como acontece normalmente, e ficará no palanque oficial no dia 7 de setembro, durante o desfile cívico.

Neste ano, nas comemorações da Semana da Pátria, em nível nacional, são referentes à Bandeira do Brasil, e à nível estadual, a homenagem é ao Parque Osório. Rolante terá como tema do Desfile de 7 de setembro, em homenagem à Pátria, “O protagonismo dos alunos, professores, funcionários e instituições, na transformação da educação”.

PRESENÇAS

O evento, coordenado pela diretora de Eventos, Sonia Rocha, contou com a presença, também, do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Marcos Torres dos Reis, secretário municipal de Saúde, Lenoir Schönardie, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, diretora de Cultura, Joyce Reis, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Leandro Gottschalk e o comandante da Brigada Militar em Rolante, tenente José Edon Soares Otero.