Notícias do Vale do Paranhana.

A Prefeitura de Riozinho decidiu manter o Projeto Sorrindo para o Futuro, que atende estudantes da rede municipal de ensino na área odontológica.

— Esse trabalho era desenvolvido em parceria com o Estado e o Sesi até o ano passado. No entanto, o governo decidiu não participar mais. Diante disso, me reuni com o prefeito Valério Esquinatti e decidimos manter essa iniciativa que busca a prevenção da saúde bucal de nossas crianças — destacou o secretário da Saúde e vice-prefeito, Diogo Pretto.

Essa semana foram distribuídos os primeiros kits para os alunos da rede.

— Todas as crianças receberão o o kit. Também teremos um dentista fazendo avaliação e acompanhamento no próprio colégio, aproximando o atendimento dos estudantes. Entendemos que essa iniciativa é importante para fazer com que a escovação e os cuidados com a saúde se tornem rotina na vida de cada um — sublinha Pretto.

Outro objetivo do programa é envolver a comunidade escolar e a família nos cuidados básicos de higiene.

— Acreditamos que o programa beneficiará alunos de forma direta e eles se tornarão multiplicadores do conceito, estimulando, muitas vezes, a própria família para hábitos saudáveis — diz Valério.

Estudos comprovam que a cárie é o problema que mais afeta a qualidade de vida de crianças de até 5 anos de idade. Segundo pesquisas, isso é resultado da “cultura do açúcar”, que inicia muito cedo na infância. A recomendação dos especialistas é que crianças não consumam o alimento antes de completar dois anos.

— Por isso estamos investindo na Educação como forma de que os pais possam, também, ter acesso a informações sobre o tema — definiu o prefeito.