Notícias do Vale do Paranhana.

A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), finalizou a substituição de 1.484 lâmpadas comuns por versões de LED em 19 prédios públicos de Taquara. As ações terminaram no último mês e tiveram investimento de R$ 27,9 mil por parte da distribuidora.

A expectativa é que os novos sistemas de iluminação dos prédios possibilitem uma economia de 88,14 MWh/ano e uma redução na demanda de ponta de 5,49 kW. Isso impacta em uma diminuição na conta de energia elétrica de aproximadamente R$ 32,3 mil ao ano. As substituições de lâmpadas ocorreram em 13 escolas municipais, quatro postos de saúde, além do Albergue Municipal e do prédio da Defesa Civil.

De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas do que as antigas, duram cerca de três vezes mais.

— As lâmpadas de LED têm vida útil de cerca de 25 mil horas, ou seja, duram mais de dois anos se ficarem ligadas de maneira ininterrupta — destaca Deters.

Neste caso de Taquara, os locais têm alta circulação de pessoas.

— Sem dúvida é um acréscimo significativo na qualidade da iluminação destes locais e, claro, uma diminuição nos gastos com energia — complementa o coordenador do PEE da RGE.

O custo da doação e instalação das lâmpadas é por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE, que também deu o encaminhamento correto às lâmpadas descartadas de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.