Notícias do Vale do Paranhana.

A iluminação do Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, está sendo totalmente renovada através de uma ação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE. A distribuidora do Grupo CPFL está investindo R$ 2,9 mil na substituição de 81 lâmpadas antigas por novas, com tecnologia LED, em todas as dependências do local. A medida acarretará em uma economia de aproximadamente R$ 1,4 mil ao ano para o hospital.

O objetivo da RGE, ao desenvolver ações como esta, é ajudar hospitais e instituições que passam por dificuldades financeiras, pois, além da economia financeira direta na conta de energia, as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) também demandam menos custos de manutenção. O valor economizado poderá ser direcionado para outras necessidades do hospital.

Segundo o coordenador de Projetos de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, os novos equipamentos permitirão uma economia de 5,09 MWh/ano e uma redução de 0,26 kW na demanda de ponta.

— Neste caso do Hospital São Bom Pastor, estamos falando de um local com alta circulação de pacientes e funcionários. Sem dúvida é um acréscimo significativo na qualidade da iluminação e, claro, uma diminuição nos gastos com energia — completa Deters.

O custo da doação e instalação das lâmpadas é por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE. A concessionária também é responsável por o todo o recolhimento das lâmpadas antigas e faz o descarte adequado.