Notícias do Vale do Paranhana.

Um terceiro lote de testes rápidos para identificar anticorpos da Covid-19 começou a ser enviado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul para todas as cidades gaúchas. Foi garantido ao menos uma caixa por município com 20 exame cada.

Essa quantidade, de acordo com o governo do Estado, permitirá a ampliação das pessoas testadas. O coordenador do Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Vallandro, destaca que agora serão testadas, desde que estejam com sintomas, pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem com transporte de cargas ou coletivo de passageiros.

Também passam a ser testadas pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19, incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos.

Critérios para distribuição das caixas

O governo do Estado adotou alguns critérios para a distribuição aos municípios das 5.467 caixas com os testes. Entre eles, a quantidade de profissionais da saúde; população acima de 50 anos; municípios com casos confirmados para Covid-19; municípios com novos casos confirmados para Covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério anteriormente; e número de leitos para atendimento a síndromes gripais.

Como funciona

O teste rápido é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, geralmente de um dos dedos da mão. O resultado sai em minutos. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com a Covid-19. Quando se é infectado pelo vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica). Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia.

Números de testes rápido para Covid-19 no Paranhana e Serra

Cidades | Testes

Canela: 320
Gramado: 260
Igrejinha: 220
Nova Hartz: 100
Parobé: 280
Riozinho: 60
Rolante: 180
Taquara: 440
Três Coroas: 180

Fonte: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul