Notícias do Vale do Paranhana.

Na terça-feira (3) a professora de xadrez, Maria Ieda Soares, lançou a oficina Projeto Xadrez na Escola para a comunidade. A iniciativa tem o objetivo de reunir os apreciadores do jogo, nas tardes de terça-feira, entre 18h e 20h, em frente à Biblioteca Balduíno Robison.

A professora Iedinha, como é mais conhecida, atua há 10 anos com jogos de xadrez. Atualmente possui 186 alunos nas escolas de Três Coroas. O projeto tem o apoio da Prefeitura e funciona no contraturno escolar, com duração de uma hora em cada instituição.

De acordo com a professora, há bastante tempo já buscava um espaço de interação com a comunidade.

— Há muito tempo estava pensando em um espaço que pudesse atender inclusive os pais, pois ouvia bastante reclamação por parte dos alunos, por não terem com quem jogar em casa. Pensei que se os pais aprendessem, o aluno teria como praticar mais em casa — explica.

O jogo estimula a criação de estratégias e habilidades, desenvolvendo o raciocínio lógico, a convivência, o respeito e a troca de experiências e oportunizando momentos de lazer e aprendizado.

A atividade funcionará todas as terças-feiras, das 18h às 20h, na praça, em frente à biblioteca. Qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em jogar, sem restrição de idade, pode participar, pois não precisa efetuar inscrição.