Notícias do Vale do Paranhana.

O município de Rolante lança o projeto Pequeno Jardineiro na segunda-feira, 14 de agosto, no salão de atos da Escola Sagrada Família, às 19h30min.

O projeto Pequeno Jardineiro, instituído pela Lei Municipal nº 2117, de 14 de julho de 2006, é um programa de natureza social e educativo para atender adolescentes que estejam freqüentando o Ensino Fundamental, tendo como princípio básico o trabalho educativo onde a formação pedagógica se sobreponha ao aspecto produtivo, cumprindo desta forma o que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este Programa terá sua sede e funcionamento no âmbito do município de Rolante.

O programa tem por finalidade proporcionar aos adolescentes, na faixa etária de 14 a 16 anos, educação informal, noções de qualidade de vida , cidadania e proteção ambiental.

O projeto tem como objetivos criar oportunidade e oferecer condições para que os adolescentes fortaleçam seus laços com a comunidade; criar uma alternativa pré- profissionalizante desenvolvendo noções de trabalho útil, responsabilidade e sociabilidade integrando- os ao setor produtivo da comunidade; proporcionar ações educativas que complementam a educação formal durante o turno que não está em sala de aula; orientar os adolescentes, na condição de aprendizado, sobre o plantio, germinação e cuidados necessários com as flores , arbustos e árvores existentes no ecossistema , bem como noções de limpeza da cidade mantendo seu embelezamento e a preservação ambiental.

Inicialmente, participarão do projeto 40 adolescentes, que terão assistência social, médica, odontológica , psicológica e orientação educacional.

Os adolescentes participarão do projeto no turno inverso ao que estudam, almoçarão na escola e receberão uma cesta básica no valor de R$ 70,00 em alimentos.

O projeto será desenvolvido através de uma parceria entre todas as secretarias do município de Rolante. O monitor João Batista da Silva Luz orientará os alunos, que estarão reunidos, antes de ir para a parte prática, na sede do Projeto Papa Mel, junto ao Parque da Cuca, das 8 às 11h30min e das 13 às 17 horas.