Notícias do Vale do Paranhana.

Os professores do curso de Direito da Faccat eram pura emoção na noite da última segunda-feira (5), quando ocorreu o lançamento do livro “(Re) pensar o ensino do Direito”.

A obra, uma coletânea de textos, revela exemplos de ações pedagógicas desenvolvidas em salas de aula do curso de Direito das Faculdades Integradas de Taquara.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório 3 do Centro de Eventos Faccat, reunindo familiares, autoridades municipal e acadêmicos do curso de Direito.

O ACADÊMICO COMO PROTAGONISTA

Na avaliação do coordenador do curso de Direito da Faccat, o professor doutor José Alcides Renner, o Direito tem o compromisso com a dignidade humana e todas as disciplinas têm que refletir sobre isto.

— É preciso saber o que ensinar e como ensinar. Não pode ser com ações isoladas. O aluno tem que ser estimulado a pesquisar, estimulado a escrever, para se apresentar em público — destaca Renner.

Ele salienta ainda que, constantemente, os docentes da Faccat devem desafiar os discentes para que sejam protagonistas e não só os ouvem as lições dos professores.

— Em 2017 começamos a falar de publicamos o livro em que cada um relatasse a sua experiência de como pratica na sua sala suas disciplinas. Cada professor tem suas tendências, vivências e as disciplinas também têm isso. Então, respeitando as individualidades de cada disciplina e dos professores, este livro surgiu — comemora Renner.

“O PRIMEIRO DE MUITOS”

Representando as organizadoras do livro, a professora Dárlen Prietsch Medeiros comentou que a tarefa não foi fácil. Segundo a docente, o livro se tornou um projeto do curso de Direito e da Faccat.

— É um momento de agradecimentos. Mais do que um apoio, todos os envolvidos, de todos os setores, abraçaram a causa. Este livro foi feito por vocês e para vocês acadêmicos do curso. Ainda que o foco seja espiral entre os docentes, o livro é por vocês, para vocês. Se os acadêmicos não participassem tão ativamente das propostas que a gente levanta em sala de aula, isso não seria possível. Esta é a primeira obra do curso de Direito e que venham muitas obras — desafia a professora.

DIFERENCIAL

Na opinião do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, o repensar e pensar o ensino do Direito tem simplesmente um objetivo, que é o de preparar bons profissionais na área do Direito.

— É preciso preparar pessoas humanas competentes e justas numa área de tão grande responsabilidade. O futuro acadêmico da área do Direito deve construir o seu conhecimento. Este deve ser o grande diferencial do curso de Direito da Faccat. Este diferencial começou a ser debatido em 2010 com o professor Renner — revela Backes.

OS AUTORES

Participaram da criação os professores José Alcides Renner; Veyzon Campos Muniz; Dárlen Prietsch Medeiros; Jones Mariel Kehl; Rafael Sauthier; Tatiana Martins do Amaral; Miriam Helena Schaeffer; Daniele Weber S. Leal; Aleteia Hummes Thaines e Rafael Köche, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat),