Notícias do Vale do Paranhana.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

O prefeito de Igrejinha e presidente da Associação de Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), Joel Wilhelm, participou do encontro que encerrou nesta quinta (11), onde foram discutidas questões que influenciam o dia a dia dos municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

A XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios marcou o encontro dos municipalistas brasileiros com o novo Governo Federal e Congresso Nacional eleitos para o período 2019/2022, e serão debatidos assuntos que podem ajudar no desenvolvimento dos municípios. Entre eles, o pacto federativo, que trata da distribuição de recursos aos municípios, para que se possa dar continuidade aos serviços prestados aos cidadãos.

Segundo Joel, as principais pautas são a PEC 391/2017, que acrescenta 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na distribuição de recursos da União e o Projeto de Lei Complementar 461/2017, que possibilita a cobrança de ISS dos planos de saúde, cartões de crédito e arrendamento mercantil, o que pode injetar nos cofres do município cerca de 1,9 milhão de reais por ano.