Notícias do Vale do Paranhana.

Apesar dos mutirões de limpeza realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o acúmulo de lixo e descartes irregulares realizados nas vias públicas de Taquara tem sido tão constantes que a Administração Municipal decidiu divulgar um alerta aos taquarenses sobre as penalidades desta ação, que vão desde uma orientação verbal a cobrança de multa.

Na manhã de sábado (1º), um grupo de moradores do bairro Santa Rosa denunciou o acúmulo de lixo depositado na rua João Luis Nicolini, numa área pertencente ao Município e devidamente licenciada para a exclusiva finalidade de receber os resíduos provenientes de podas de vegetação.

Tão logo foi informado sobre a situação, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho solicitou a Secretaria de Meio Ambiente que fosse ao local e providenciasse uma máquina retroescavadeira para remover parte dos entulhos, que estavam até impedindo o trânsito em parte daquela via pública.

“Já faz um bom tempo que estamos sofrendo com a ação de verdadeiros bandidos, os quais em horários de pouca movimentação no bairro Santa Rosa invadem o referido local, para ilegalmente jogarem lá resíduos das mais diversas naturezas, como sofás velhos, restos de madeira, peças velhas de carro, plásticos, pedras, animais mortos e muito mais”, relatou o prefeito de Taquara.

O Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Prates de Moraes, orienta que o descarte de materiais sólidos deve ser realizado através da contratação dos chamados “tele entulhos”, empresas especializadas no recolhimento de resíduos de obras e terrenos, móveis velhos e os mais diversos materiais volumosos, que não podem ser misturados ao lixo comum.

“De acordo com a Lei Municipal nº 5.718/2015, quem for identificado abandonando lixo de qualquer natureza em terrenos baldios estará sujeito a orientação verbal, advertência por escrito e multa entre duas a 20 Unidades de Referência Municipal (URM). E o valor da URM para o ano de 2020 é de R$ 536,90”, alerta o secretário Sérgio.

Nas próximas semanas, a Administração Municipal de Taquara realizará a retirada total dos resíduos abandonados e misturados com a sobra das podas depositadas na área pertencente ao Município e providenciará medidas de segurança no terreno localizado na rua João Luis Nicolini, podendo até instalar câmeras de videomonitoramento no local.

Quem precisar de mais esclarecimentos referente a forma correta de fazer o descarte de resíduos sólidos e móveis em desuso, ou quiser denunciar algum descarte irregular de lixo, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na rua Dr. Edmundo Saft, nº 2926, bairro Centro, ou pelo telefone (51) 3541-9235.

Créditos: Secretaria de Meio Ambiente

TCA é eleito o provedor de internet mais rápido do RS e o 3º do Brasil