Notícias do Vale do Paranhana.

Cientes de que a separação correta do lixo é essencial para o transporte e disposição adequada dos resíduos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Faccat, Rotary Club e a Cooperativa e Reciclagem e Limpeza (Cooreli) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de uma ação de conscientização sobre a separação do lixo.

As atividades terão início neste sábado (10), na Praça Marechal Deodoro, e continuarão sendo realizadas na Feira do Livro, que será promovida de 22 a 24 de novembro.

Durante a reunião que definiu os últimos detalhes da ação, ocorrida na terça-feira (6), o vice-diretor de extensão e assuntos comunitários da Faccat, Dorneles Sita Fagundes, explicou que a atividade será realizada pelos alunos do curso de Administração de Empresas, da disciplina Tópicos Especiais, que explicarão a maneira mais adequada para separar os resíduos.

— O lixo orgânico pode ser reciclado em casa por meio de compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis e enviados aos aterros sanitários. Já os recicláveis devem ser higienizados e embalados em materiais também recicláveis antes de serem encaminhados para a reciclagem — explicou Fagundes.

Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto destacou os benefícios proporcionados pela separação do lixo doméstico, que vão muito além da geração de renda, resultando principalmente em melhorias no nosso meio ambiente.

— As pessoas precisam tomar conhecimento de que, além de colaborar com a reciclagem dos resíduos sólidos, a correta separação de seu lixo doméstico pode evitar danos significativos ao meio ambiente, além de economizar energia, água e espaço dos aterros e lixões — explicou o vice-prefeito de Taquara.

A ação de conscientização sobre separação do lixo será realizada neste sábado (10), na Praça Marechal Deodoro, no horário das 8h30 às 11h30.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião (foto abaixo) o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Prates de Moraes, a diretora de Meio Ambiente, Laura Carolina Huff, a representante do Rotary Club de Taquara, Nara Mattos, e Gabriel Morais, estudante de administração de empresas e representante dos alunos da Faccat.