Notícias do Vale do Paranhana.

O empresário e pesquisador Erni Engelmann, de Igrejinha, está na Alemanha para o lançamento do terceiro volume da trilogia “A Saga dos Alemães – do Hunsrück para Santa Maria do Mundo Novo”. O livro será apresentado para a comunidade do Hunsrück, na cidade de Simmern, para onde o autor viajou na semana passada, acompanhado da esposa Suleica Engelman.

A Saga dos Alemães teve sua pesquisa iniciada no ano de 1999 e o primeiro volume em livro foi concluído em 2004. O projeto resultou em três livros de luxuosa apresentação gráfica e qualidade de impressão e mais um CD de imagens inéditas. A grande maioria das informações constantes nos livros também são inéditas, fruto de pesquisas junto aos moradores da região. As edições anteriores igualmente tiveram seu lançamento na Alemanha, na região de origem dos imigrantes que colonizaram o Vale do Paranhana. Este terceiro volume do livro tem 718 páginas e mais de 400 imagens, recolhidas junto à comunidade ou registradas em locais importantes para a história da região. A obra foi concluída no início da semana passada, dias antes do embarque do empresário para a Alemanha que levou, pessoalmente, 250 exemplares para o Banco da Província, um dos patrocinadores do projeto.

Este terceiro volume também terá um lançamento especial na região do Vale do Paranhana, cujos detalhes serão definidos pelo autor após o seu retorno de viagem, no início do mês de julho. Os leitores que adquirirem os três volumes também receberão uma caixa para guardar os livros, criada especialmente para o projeto.

Há poucos dias, o projeto “A Saga dos Alemães” teve o reconhecimento da mídia e do público de todo o Estado, quando uma de suas histórias foi mostrada em forma de curta metragem, na série Histórias Extraordinárias, da RBSTV. O episódio “Maria Bugra”, gravado em Igrejinha, é uma das mais fascinantes histórias contadas na trilogia de Erni Engelmann.