Notícias do Vale do Paranhana.

Com intuito de cadastrar doadores de sangue, a Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma campanha para promover o cadastro de interessados.

As doações servirão para abastecer o banco de sangue do Hospital São Francisco de Assis e de todo o Estado. Na última sexta-feira (15) cerca de 30 pessoas de Parobé participaram da primeira ação da campanha (foto abaixo).

Para isso, a Prefeitura cede um ônibus para o transporte para a doação, que deve ocorrer em média uma vez por mês, em Porto Alegre, no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul.

O transporte segue todos os protocolos de segurança para a proteção e manutenção do bem-estar dos doadores e funcionários envolvidos na campanha, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção.

COMO PARTICIPAR

Para participar, basta entrar em contato com o WhatsApp do Gabinete da Prefeitura de Parobé, no número (51) 99265-8679, fornecendo nome e número de um documento de identidade. A Prefeitura entrará em contato para divulgar a data e horário do transporte e verificar a disponibilidade de participação dos doadores cadastrados.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Pesar no mínimo 50 Kg;
– Estar bem alimentado, evitando alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas; anteriores à doação. Apenas uma pequena quantidade é permitida nas últimas 24;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;