Notícias do Vale do Paranhana.

Com o objetivo de discutir de maneira aprofundada sobre a importância do meio rural no desenvolvimento das regiões, assim como apontar possibilidades de concertação social para as políticas públicas voltadas a esta área, ocorrerá nesta sexta-feira (30), o painel O papel do rural no desenvolvimento regional, a partir das 17 horas, via Google Meet.

O evento é gratuito, mas requer inscrição para a certificação. A realização é do Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Potencialidades

Para ministrar o painel temático, foram convidados a profª Dra. Cidonea Machado Deponti, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e o prof. Dr. Jandir Ferrera de Lima, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

De acordo com os organizadores a importância deste painel se configura pelo desdobramento do “verdadeiro papel” da zona rural, pois, por vezes, entendido pelo senso comum como um local atrasado, distante, desconhecido e desnecessário.

Porém, o meio rural possui uma representatividade ímpar para os municípios brasileiros, seja pelos alimentos ou serviços que posteriormente são demandados ao meio urbano (Indústria, Comércio e Serviços). Simultaneamente, observa-se uma série de mudanças climáticas (estiagem, floração antes do tempo, desperdício de potencialidades, etc), as quais geram preocupações e evidenciam o despreparo de muitos gestores públicos para com esta parte do território.

Inscrições e informações neste link.