Notícias do Vale do Paranhana.

Conhecido mundialmente como um mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa está sendo aproveitado pela Secretaria de Saúde de Taquara como uma forma de chamar a atenção da população para uma campanha que está sendo realizada em todo o município, e que tem o propósito de reforçar o trabalho de prevenção da doença, realizado durante todo o ano no município.

Durante a abertura oficial da programação do Outubro Rosa em Taquara, realizada no último dia 2, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, o secretário da Saúde, Vanderlei Petry, falou sobre a redução no índice de mortalidade do câncer de mama no Brasil, em comparação com outros países, e destacou que no caso da incidência da doença, em 2018, o país está na segunda faixa entre todos os países analisados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

— Ao observarmos que, apesar das taxas de incidência do câncer de mama serem altas, houve uma redução nas taxas de mortalidade, podemos comemorar que, mesmo com a crise financeira que estamos enfrentando no Brasil, o sistema único de saúde (SUS) tem mantido seus programas e atividades voltadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — comemora Petry.

Representando o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto reforçou a importância da realização da mamografia de rotina, mesmo em mulheres que não apresentam sintomas do câncer de mama.

— Vocês, agentes comunitários de Saúde (ACSs) e todos os profissionais da Secretaria de Saúde, devem ficar atentos a possíveis sinais do câncer de mama e orientar as mulheres sobre a importância da mamografia. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a chance de cura dessa doença — destacou o vice-prefeito de Taquara.

Antes do encerramento da solenidade, que reuniu a presença dos secretários municipais de Captação de Recursos, Paulo Möller; de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques; de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, e de Planejamento, Josiane da Rosa, do vereador Levi Metanoya, representantes da Secretaria de Saúde e a comunidade em geral, ocorreu uma palestra com Márcia Resser, terapeuta de família e idealizadora do Laços de Amor – grupo de apoio as pacientes com câncer de mama, e com o doutor Rogério Grossmann, médico mastologista da rede municipal de saúde de Taquara.

Até o final do mês, a Secretaria de Saúde de Taquara promoverá diversas atividades nas unidades básicas de saúde (UBSs) dos bairros e também das localidades do interior, visando a reforçar o trabalho que já é realizado durante todo o ano, de prevenção e compartilhamento de informações com especialistas.

LOCAIS E HORÁRIOS

01/10 – 15h30 – Unidade Eldorado
08/10 – 9h30 – Unidade Empresa
10/10 – 14h – Unidade Pega Fogo
11/10 – 14h – Unidade Santa Maria
17/10 – 14h – Unidade Mundo Novo
18/10 – 14h – Unidade Padilha
21/10 – 13h30 – CAPS I
23/10 – 13h30 – CAPS AD
24/10 – 13h30 – Unidade Santa Terezinha
25/10 – 14h – Unidade Rio da Ilha
25/10 – 13h30 – Unidade Fazenda Fialho
31/10 – 13h30 – Unidade Santa Cruz