Notícias do Vale do Paranhana.

Com o objetivo de estimular a conscientização sócio-ambiental na comunidade taquarense e ampliar os métodos pedagógicos às crianças e aos jovens atendidos no projeto Aprendizes, a ONG taquarense Vida Breve aderiu, em 2018, ao programa Tampinha Legal.

Em um ano de campanha, com o auxílio de diversos estabelecimentos comerciais, escolas, órgãos públicos e a comunidade em geral, a ONG Vida Breve entregou ao programa, na última quarta-feira (21), mais de 1.400 quilos de tampinhas de plásticos.

Essa expressiva quantidade de resíduo reciclável deixou de poluir o meio ambiente e foi direcionado para o círculo correto, voltando para a indústria para reciclagem.

Neusa Schnnor, uma das coordenadoras da campanha, ressalta a importância da participação da comunidade em projetos de conscientização ambiental.

— Cada tampinha fez a diferença. Espero que a comunidade taquarense participe cada vez mais desse processo, auxiliando uma entidade que realiza um exemplar trabalho social que é a ONG Vida Breve — analisa.

Para o professor e presidente da entidade, Airton Schirmer, mais do que o retorno financeiro que prevê o programa Tampinha Legal, os principais ganhos são o da conscientização ambiental e o do próprio engajamento ao projeto com o escopo da destinação das tampinhas. O valor arrecadado ajuda na composição do sempre apertado orçamento da entidade.

A campanha tem caráter permanente e é reconhecida por ser uma das formas mais democráticas de participação. Em Taquara são mais de 20 pontos de coleta espalhados (Sesc, Senac, Justiça do Trabalho, Farmácia Maxxi Econômica, Confeitaria Elaine são alguns exemplos). A lista completa encontra-se neste link.

A INICIATIVA

O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást e é o maior programa sócio-ambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016 na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico. Hoje, são mais de 300 entidades cadastradas, sendo a ONG Vida Breve a única do município de Taquara.

Todos os tipos de tampinhas são aceitos: refrigerantes, leite, produtos de limpeza, de remédios etc. Caso tenha dificuldade em encontrar um ponto de coleta, entre em contato pelo telefone: (51) 99264-0200 ou pela página do Facebook.