Notícias do Vale do Paranhana.

No próximo sábado (17) é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural e, para marcar a data, a diretoria da Oktoberfest de Igrejinha, através da Comissão de Germanização, promove o encontro “Vivenciando o Patrimônio Cultural da Oktoberfest de Igrejinha”. A atividade é direcionada a coordenadores e líderes de equipes. O evento acontece no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch e na Vila Germânica, a partir das 9h.

O objetivo do encontro é informar coordenadores sobre as novidades, e estes possam fomentar a festa e a cultura germânica em todas as equipes, explica a diretora Artístico-Cultural, Liége Lana Brusius.

— Vamos passar por vários aspectos culturais da festa: decoração, trajes típicos, sinalização do Parque – com preservação e valorização da língua alemã -, o associativismo que uniu os imigrantes no início da colonização da nossa região e que se mantém como fundamento da nossa festa, as novidades deste ano, jogos germânicos e chope em metro, gastronomia típica e a importância da Vila Germânica — comenta a diretora, que responde pela Comissão de Germanização.

Trajes típicos estarão na pauta do encontro deste sábado (17)


COMISSÃO DE GERMANIZAÇÃO

Criada em 2019, a comissão tem como objetivo instrumentalizar todas as demais comissões da Oktoberfest de Igrejinha com a valorização de aspectos e da cultura alemã, auxiliando desde pequenos detalhes até grandes transformações. Um dos exemplos é o Biergarten, que está em fase de construção no Parque. A comissão é composta pela historiadora Dalva Rheinheimer, a museóloga Daniela Schmitt e a professora de alemão Andresa Schwarz.

SERVIÇO

O QUÊ?
Vivenciando o Patrimônio Cultural da Oktoberfest de Igrejinha

QUANDO?
17 de agosto de 2019

HORÁRIO?
9 horas

ONDE?
Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch e na Vila Germânica

TEMAS
Porque a Oktoberfest de Igrejinha dá certo – Dalva Rheinheimer
A decoração da festa e a preservação da língua alemã – Aline Hess e Andresa Schwarz
As novidades estruturais do parque e da festa deste ano – Ezequiel Stein e Amauri Heidrich
A preservação do patrimônio da Oktoberfest – Daniela Schmitt
Os jogos germânicos e o chopp em metro – Equipes de Cultura e de Chopp em Metro
Confraternização com coquetel típico no Armazém da Vila Germânica – Egon Wallauer, Pedro Kirsch e Márcia Heidrich