Notícias do Vale do Paranhana.

Quem adentrar a Secretaria de Saúde de Taquara poderá apreciar inúmeras obras de arte produzidas por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). A entrega dos quadros foi realizada, na terça-feira (4), ao secretário de Saúde, Vanderlei Vili Petry e a diretora de Saúde, Solange Vargas.

— É encantador o trabalho, o resultado que podemos conferir nestas obras. Quando falamos em saúde pública, precisamos ter em mente que não é só a ausência de doença, e sim, o bem-estar em qualquer ambiente que você esteja. As oficinas representam a busca da ausência de doença por parte dos pacientes, por terem atividades no tempo ocioso, isso é fazer saúde. Para nós enquanto gestão pública, é sim, efetivamente, o resultado de que estamos no caminho certo — declara Petry.

MATERIAIS REAPROVEITADOS

Os quadros feitos com materiais reciclados como jornais e revistas integram as atividades das oficinas terapêuticas de Artes e Informática, promovidas no CAPS AD, ministradas pelas oficineiras Lorena Ângela Machado Oliveira e Maria Elena Andrade, respectivamente. As oficineiras trabalham integradas ao restabelecimento, aconchego, conforto e segurança de todas as pessoas que fazem parte do CAPS AD.

— Buscamos sempre fazer coisas diferentes ligando o artesanato à informática, ou seja, eles pesquisam na internet o que querem fazer, como podem fazer e damos o suporte necessário, indo atrás de materiais e apoiando cada participante. Muitos pacientes já estão fazendo o que aprendem em casa, como um novo meio de angariar recursos a sua família — observa Maria Elena.

José Luiz dos Santos Ramos frequenta o CAPS AD há cinco anos e é um dos responsáveis pelas belas obras de arte expostas na Secretaria de Saúde.

— Gosto muito das oficinas porque me distraio e sempre aprendo algo novo — afirma Ramos.

Ele conta que já foi abordado na rua quando carregava um de seus quadros.

— Perguntaram se era eu quem fazia, respondi que sim — disse, orgulhoso de seu trabalho.

Quem quiser adquirir algum quadro pode entrar em contato com as oficineiras, Maria Elena e Lorena, diretamente no CAPS AD, na avenida Sebastião Amoretti, 1875, no bairro Morro do Leôncio. O telefone de contato é (51) 3541-3672. Segundo Maria Elena, os valores arrecadados são destinados à compra de novos materiais para o desenvolvimento das oficinas.