Notícias do Vale do Paranhana.

Você sabe o que é Mangrulho? É um dos ranchos que participam dos Festejos Farroupilhas do Paranhana há quatro anos. A maioria dos integrantes são da Brigada Militar. O rancho está registrado como Associação de Casais, sendo composto por 16 casais de amigos. Mas o real significado da palavra Mangrulho você conhece? O sargento da Brigada Militar de Taquara, Luiz Fernando da Silva, explica esta curiosidade.

“Somos perguntados sobre o nome da nossa entidade “Piquete Mangrulho”. A palavra tem origem espanhola, originada na Argentina e no Uruguai, isso há muitos anos atrás quando ainda existiam índios na nossa região. Mangrulho era um ponto de observação em algumas revoluções usado para cuidar se o inimigo se aproximava, pois dava uma visão ampla do pampa. É uma espécie de guarita construída com madeiras toscas, onde por uma escada o paisano subia e ficava lá em cima guarnecendo o seu forte, quando da aproximação dos inimigos ele prendia o grito para que o grupo pudesse se defender e atacar”, conta Quevedo.

Quevedo lembra que há outra entidade registrada com este nome, no município de São Borja. “Pela particularidade de ser na fronteira, lá existe uma localidade chamada Mangrulho”, destaca, convidando todos a visitarem a página do grupo nas redes sociais que pode ser encontrada pelo nome “Piquete Mangrulho Taquara”. Agora você já sabe o significado do nome. É só visitar o 9º Festejos Farroupilhas do Paranhana e conhecer o rancho Mangrulho.

O 9º Festejos Farroupilhas do Paranhana ocorre até 20 de setembro no Parque Anibaldo Renck, sede campestre do CTG “O Fogão Gaúcho” (ERS 115-km2), com entrada franca e estacionamento a R$ 10,00 (diário) e R$ 50,00 (permanente). A realização é do Recanto Galponeiro, com apoio da FACCAT, CTG “O Fogão Gaúcho”, Brigada Militar, Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana – AAFFP, Câmara de Vereadores de Taquara, Prefeitura de Taquara, TCA Informática e TV Tradição. O evento tem patrocínio de Calçados Bottero, Colorgraf e IGUI e é financiado pelo Pró – Cultura / RS – Lei de Incentivo à Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria Estadual da Cultura.