Notícias do Vale do Paranhana.

Um dos eventos que abre o calendário esportivo de 2020 em Gramado é a Meia Maratona, que ocorrerá no dia 19 de janeiro, um domingo. A prova, que chega à sua 5ª edição nesse ano, oferece o característico trajeto de 21 quilômetros, misturando asfalto e trilhas. Também há a opção da corrida mais leve, com distância de 6 quilômetros.

O trajeto de 21 quilômetros tem uma altimetria de cerca de 400 metros de elevação positiva. A rota inclui 6 quilômetros por vias do Centro de Gramado. Depois, os atletas desbravarão trilhas de baixa e média complexidade em meio à mata do Parque dos Pinheiros.

Pelo caminho, haverá travessia de córregos rasos, trechos escorregadios e estradão. As trilhas contornam o Lago da Barragem, seguem pela Estrada do Caracol e depois passam pelo Mundo Gelado, Castelinho e pela Estrada do Meleiro antes de a chegada ser atingida. A largada da prova está marcada para as 8 horas do dia 19, na AABB Gramado (Rua Venerável, número 775).

Já o percurso de 6 quilômetros tem uma elevação positiva de 64 metros. Os corredores passarão pela Avenida das Hortênsias e Avenida Borges de Medeiros. Esse trecho também será percorrido por quem optar pela prova de 21 quilômetros.

A idade mínima dos participantes é de 16 anos para quem vai correr os 6 quilômetros e de 18 anos para quem vai encarar o trajeto total de 21 quilômetros. Não há idade máxima, sendo que a última categoria da prova é de competidores acima dos 70 anos.

PREMIAÇÕES

Serão entregues troféus para os cinco primeiros colocados na classificação geral de ambos os percursos nas provas masculina e feminina, além de troféus para os três primeiros em cada categoria descrita no regulamento. Ao todo, são 11 categorias classificando os atletas conforme a faixa etária. A primeira categoria compreende corredores de até 24 anos e a última é destinada àqueles com mais de 70. Além disso, todos os participantes que concluírem a prova receberão a Medalha Finisher.

APOIO

A hidratação e a saúde dos competidores terão especial atenção por parte da organização. Ao longo do percurso, haverá postos de água. Na chegada, serão oferecidos isotônico, frutas e chocolates. Ambulâncias e postos de urgência estarão disponíveis, além de socorristas nas trilhas. Os atletas também poderão tomar banho após a conclusão da prova.

*Com informações do Jornal de Gramado