Notícias do Vale do Paranhana.

Foi inaugurado no Posto 24h em Taquara nesta quinta-feira (15), em meio à programação da II Semana Municipal do Bebê, o Cantinho da Amamentação (endereço abaixo).

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor da Saúde da Mulher, Maria Cândida Nunes Peres, o novo espaço foi pensado para a atender às mães de recém-nascidos que estejam em atendimento na unidade e necessitam de um espaço reservado para amamentar, fazer a troca de fraldas, receber uma orientação ou mesmo descansar.

— O cantinho é para as mamães, para que sintam-se acolhidas e possam ser assistidas quando precisarem — ressalta Maria.

Segundo ela, o local é adaptado dentro da sala do serviço e foi organizado, justamente para acolher as mulheres que vem à unidade para a consulta de revisão com seus filhos pequenos, recém nascidos, mas oportunizando também às mamães a utilizarem o local para outro apoio profissional.

— Como o espaço é pequeno e não pudemos adaptar um trocador para crianças maiores, por questões de segurança, hoje o Cantinho da Amamentação será disponibilizado para bebês — menciona Cândida.

Joelma Moraes da Silva foi a primeira mamãe a utilizar o Cantinho da Amamentação. Com a pequena Isís Rafaela da Silva Fillmann, com 17 dias de nascimento, sentou-se na poltrona disponibilizada na sala.

— Achei muito interessante este espaço, o qual não tive para os meus outros filhos, com certeza nos deixa mais tranquilas, já que seremos mais assistidas neste momento importante de nossas vidas em que temos muitas dúvidas e receios — afirma Joelma.

O secretário de Saúde, Vanderlei Petry, disse que ainda há muito o que avançar, mas que o atendimento humanizado é o princípio para otimizar mais qualidade à saúde pública.

— Chegamos até aqui, mas temos muito o que avançar sempre, pois entendemos que saúde não é só a ausência da doença, mas o bem estar da pessoa, promovendo o acolhimento, a prevenção — destaca Petry.

Presente na inauguração do Cantinho da Amamentação, a vereadora Monica Facio (PT), parabenizou a Secretaria de Saúde de Taquara.

— Tenho tido muito orgulho de fazer parte e ver que vocês tem este olhar. Ter um espaço para cuidar de quem cuida, nesta primeira etapa da vida do bebê, desde a gestação, até a fase de amamentação é muito importante. A grande referência é a mãe, e a saúde sendo humanizada, tendo um espaço para ela, por mais simples que seja, fará muita diferença — ressaltou a vereadora.

ONDE FICA

A sala está disponível na sessão da Saúde da Mulher, junto à UBS Darcy Ribeiro (Posto 24 Horas), localizada na rua Dezessete de Junho, 2411. O espaço funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h.