Notícias do Vale do Paranhana.

Rolante, conhecida como a Capital Nacional da Cuca, vai comemorar o aniversário de 64 anos de emancipação político-administrativa do município com a realização da 22ª Kuchenfest, nos dias 8, 9 e 10 de março, na Rua Coberta e na Praça da Matriz. O evento fará um resgate das primeiras edições da festa que já virou tradição no Vale do Paranhana.

No ano passado, os visitantes puderam se deliciar com a “Cuca Italiana”, cujo recheio é composto por uma deliciosa schimier de uva e queijo colonial, agregando, também, ainda mais valor ao mais tradicional roteiro turístico de Rolante, o “Caminho das Pipas”, que desde o ano de 2007 cada vez mais atrai milhares de turistas para o município. Turistas que vêm de diversos lugares do Brasil e, inclusive, de outros países.

A cada ano a Associação de Cuqueiras e Cuqueiros de Rolante (Ascur) pensa e testa recheios diferentes, lançando um sabor especial a cada edição da Kuchenfest, mas que só é divulgado na semana da festa. Ao longo destes 22 anos já são quase 30 sabores de cucas, entre doces e salgados. O sabor deste ano, por enquanto, ainda está sendo mantido em sigilo.

A expectativa da Ascur é comercializar mais de seis mil cucas no fim de semana da festa. Mas a equipe da Associação, formada por voluntários apaixonados pela cultura alemã e, especialmente, pela Kuchenfest, já chegaram a produzir 14 mil cucas durante uma edição da festa.

Neste ano a expectativa é menor em função de que a festa será realizada em um espaço diferente, sem todos os fornos disponíveis que a Ascur utiliza no Parque Municipal de Eventos, que está passando por uma reforma.

A realização da festa na Praça e na Rua Coberta não diminui a alegria da comunidade e nem a qualidade das cucas, pelo contrário, traz uma espécie de “viagem no tempo”, que foi bem recebida por várias pessoas que salientaram poder relembrar como tudo começou.

CAMINHO DAS PIPAS

O Caminho das Pipas está localizado no 4° Distrito de Rolante, na localidade denominada de Boa Esperança, uma colônia predominantemente de descendentes italianos, que se estabeleceram no local há mais de cem anos e que mantém suas raízes no cultivo da uva e na gastronomia típica (foto abaixo).

O roteiro fica a 17,2 km do centro da cidade de Rolante e é composto por cantinas de produção de vinho e suco de uva.

Muitos turistas que decidem conhecer o município e consomem as cucas originais de Rolante vêm em função dos atrativos do roteiro Caminho das Pipas e aproveitam para conhecer, também, nossas lindas cascatas e participar do circuito de cicloturismo, bastante conhecido na região por sua beleza, Circuito Cascatas e Montanhas (foto abaixo).

Confira mais informações nos sites:
www.caminhodaspipas.com.br e www.cascatasemontanhas.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, dia 8 de março

18h – Início das vendas de chopp
20h – Banda Dona Bella
21h30 – Banda Bad Wolf
23h – Banda Eccos

Sábado, dia 9

16h – Banda Reforme
17h30 – Banda Califórnia
20h – Banda Knecus
0h – Banda Barbarella

Domingo, dia 10

9h – Desafio das Montanhas
11h30 – Almoço no Cristo Rei
14h – Desfile das Candidatas da 23ª Kuchenfest
16h – Banda JM
19h – Banda Choppão