Notícias do Vale do Paranhana.

Uma iniciativa das funcionárias do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) tem motivado e tranquilizado as crianças que precisam fazer exames no Hospital São Francisco de Assis de Parobé (HSFA).

Qualquer procedimento hospitalar é para as crianças algo assustador e desafiador. Por isso, o CDI passou a entregar certificados de coragem (foto abaixo) àquelas que passam por procedimentos no local.

A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas e longe do contexto em que estão acostumados, são necessárias.

Com a iniciativa e com a humanização no atendimento, as crianças puderam aprender que um exame não é um momento negativo, mas de superação.

Para o sucesso do exame é necessário que o paciente permaneça imóvel, o que em alguns casos é impossível, como crianças pequenas ou agitadas, pessoas com deficiência ou com transtornos como claustrofobia e síndrome de pânico. Nesses casos o médico solicita que o exame seja feito com sedação.

O HSFA é um dos poucos hospitais que realiza tomografia com sedação SUS. O exame é oferecido para os municípios da 1ª e 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 2 milhões de habitantes. Em 2018 foram realizados quase 50 mil exames de imagem.

TOMOGRAFIA

A tomografia computadorizada é um método diagnóstico que utiliza raios-X para formar várias imagens seccionais (fatias) do corpo e é solicitada para auxiliar na identificação de doenças que outros métodos não são capazes de diagnosticar.