Notícias do Vale do Paranhana.

Durante a II Semana Municipal do Bebê, promovida de 12 a 17 de agosto, diversas atividades educativas, culturais e de serviço, em prol da garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil saudável foram realizadas.

O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada por diversos segmentos da sociedade, instituições e governo para a valorização da primeira infância e faz parte do calendário oficial de eventos, instituída na Lei, nº 6005/2007, oportunizando debates e reflexões acerca das ações oferecidas às gestantes e aos bebês do município.

Houve a entrega da chave da cidade ao bebê prefeito Kauã Eduardo dos Santos Bang, que nasceu no dia 13 de agosto, sendo o primeiro bebê a nascer durante a comemoração da semana. Foi promovida oficina sobre a Caderneta de Saúde da Criança, na Câmara de Vereadores; encontro especial do grupo de gestantes Laço Materno, com a presença da técnica de enfermagem e doula Keila de Brito, falando sobre o trabalho de parto, na Secretaria de Saúde e roda de conversa sobre o desenvolvimento infantil com a psicóloga Bruna Detoni e a fonoaudióloga Bruna Saurin, na EMEI Vovó Arlete.

ATIVIDADES

A semana contou com o evento Agosto Dourado no Hospital Bom Jesus, buscando sensibilizar os profissionais sobre vínculo e cuidados entre mãe e bebê com as psicólogas Beatriz Regina Neves que falou sobre a importância do aleitamento materno e a atuação da equipe de saúde, tendo como convidada a enfermeira Graziela Musskopf, do Banco de Leite do Hospital Fêmina. Houve ainda roda de conversa e atividade prática sobre higiene bucal, na UBS Mundo Novo, com a dentista Fabiane Ames e oficina de brinquedo de sucata, na EMEI Leonel de Moura Brizola e na EMEI São João Batista.

O Cantinho da Amamentação também foi inaugurado durante a programação, na seção da Saúde da Mulher, na Secretaria de Saúde; bem como foi realizada, na UBS Piazito, uma sensibilização com a equipe da rede sobre a importância do atendimento humanizado, com a presença da psicóloga Simone Isabel Jung, do Núcleo de Pais e Bebês de Taquara.

No auditório da Faccat, foi promovido o II Seminário da Semana do Bebê de Taquara. Foram apresentadas as palestras Aconselhamento em Amamentação e Manejo Clínico, com a enfermeira Ms. Celina Valderez Feijó Kohler; Ajudando as crianças a entender seus sentimentos, com as psicólogas Anelise Meurer Renner e Emilly Schuch Martins do GNAT/PUCRS (Grupo de Pesquisa Neurociência Afetiva e Transgeracionalidade) e Diretos da Mulher Gestante e Mãe, com a juíza Cinara Rosa Figueiró.

A II Semana do Bebê também contou com a realização do I Mamaço de Taquara com o encontro do primeiro grupo de apoio à amamentação, na UBS Piazito, e, teve o seu encerramento com evento cultural e recreativo no Parque do Trabalhador.

REALIZAÇÃO

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Taquara em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, organizada pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação, Cultura e Esportes e de Desenvolvimento Social e Habitação. A iniciativa contou com apoio do Hospital Bom Jesus, do Núcleo de Pais e Bebês, da Escola Técnica Unipacs e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).