Notícias do Vale do Paranhana.

Em evento promovido na manhã desta quinta-feira (15) no Hospital Bom Jesus, em Taquara, foi conhecido o Bebê Prefeito 2019.

A iniciativa integra a II Semana Municipal do Bebê, realizada de 12 a 17 de agosto, em Taquara. Kauã Eduardo dos Santos Bang nasceu no dia 13 de agosto, às 22h25, com 37 semanas e três dias, sendo o primeiro bebê a nascer durante a semana, recebendo a chave da cidade como singela homenagem. Ele é o primeiro filho do casal Itainara dos Santos de Jesus, 19 anos, e, Adriano Machado Bang, 27 anos, moradores do bairro Empresa.

— Fiquei muito feliz com este carinho com meu nenenzinho, nunca vou esquecer este dia especial. Ele é o amor da minha vida — destacou Itainara.

O pai Adriano também demonstrou sua gratidão.

— Não tem como explicar a emoção, é o primeiro filho, nosso maior orgulho, vou ajudar a cuidar deste bebê, dar todo amor e carinho — reiterou.

Pai Adriano, mãe Itainara e a visitadora Cláudia Fick com o Bebê prefeito Kauã Eduardo

O Bebê Prefeito Kauã Eduardo dos Santos Bang será assistido e acompanhado, semanalmente, por um período de um ano, pela visitadora do Programa Primeira Infância Melhor, Cláudia Carine Fick, com suporte da monitora, Júlia Vicente Teixeira e da assistente social, Vládia Lurene Bancke da Silva Henz. Todo o desenvolvimento da criança terá também a supervisão dos padrinhos da cidadania, o pediatra dr. Renato Fagondes e sua esposa Vera Regina Chaves Fagondes.

— A Semana do Bebê é de extrema importância porque busca resgatar algumas situações em relação à criança que, de alguma forma, é descurada. Na medida em que se fala de assuntos relativos à infância, da sua relevância na comunidade e do envolvimento que temos que dispender fica mais visível esta importância. A saúde é o bem estar físico, social e político, temos todo este envolvimento, e, essa semana, está dando enfoque a tudo isso — mencionou Fagondes.

Para o secretário de Saúde, Vanderlei Petry, o momento foi de grande emoção.

— Perceber o envolvimento de cidadãos, profissionais da área da saúde e governo em uma questão de extrema importância nos deixa muito felizes. Esse momento, do Bebê Prefeito, em especial, é a prova concreta que fazemos saúde preventiva e não só a curativa, quebrando a lógica do “médico, consultório, paciente”, e sim, enfatizando a prevenção na sua mais pura simbologia — relata Petry.

A coordenadora de Políticas Públicas da Educação, propulsora da lei 6005/2007 que instituiu a “Semana Municipal do Bebê”, em Taquara, vereadora Monica Facio, disse ser esta uma estratégia extremamente importante para a política pública da infância.

— O bebê prefeito é a nossa referência em relação às políticas públicas da primeira infância para ampliarmos iniciativas de acesso e cuidado para a mulher gestante, mãe e para o bebê — salienta Monica.

O momento contou também com as presenças do diretor administrativo do Hospital Bom Jesus, Rafael Rodrigo da Silva e da responsável técnica de enfermagem do hospital, Anelise Fracare Vicentin.