Notícias do Vale do Paranhana.

Falta pouco para o céu de Igrejinha ser colorido por parapentes mais uma vez. Neste fim de semana, 30 de novembro e 1º de dezembro, acontece a penúltima etapa do Campeonato Gaúcho da modalidade. As provas ocorrem no Morro Alto da Pedra, também conhecido como Morro da Asa, e tem acesso livre ao público.

Mais de 60 atletas de todo o Rio Grande do Sul são aguardados, prestigiando esse que é um dos estaduais mais disputados do Brasil. Eles recebem o briefing do dia por volta de 11h e logo após, aproximadamente às 12h, iniciam as decolagens, que se estendem até cerca de 14h30. Em voo, completam um percurso onde sobrevoam alguns pontos específicos e então pousam. Este roteiro é definido apenas na manhã, algumas horas antes dos atletas deixarem o solo.

Além de acompanhar de perto toda a energia do evento, os visitantes podem matar a saudade do Morro, fechado há alguns meses para receber projeto de revitalização. As obras estão em fase final, devendo estar concluídas até a segunda quinzena de dezembro.

A organização da prova é do Clube Serra Grande de Voo Livre (CSGVL), com supervisão da Federação Gaúcha de Voo Livre.

— Estamos empolgados em realizar mais um encontro aqui. Em 2018, tivemos a final do Brasileiro de Parapente, que trouxe 120 competidores de todo o país para Igrejinha — comenta Carlos Henrique Petry, presidente do Clube.