Notícias do Vale do Paranhana.

Na noite desta quarta-feira (10), a Brigada Militar de Igrejinha realizou a solenidade de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (Proerd).

As aulas foram ministradas pela soldado Elisa Bischoff, abrangendo neste primeiro semestre nove turmas do 5º ano de seis escolas, alcançado um total de 218 alunos.

O programa busca desenvolver nos jovens estudantes habilidades para que possam tomar boas decisões, ajudando-os a conduzir a vida de maneira segura e responsável.

O Proerd é um trabalho preventivo, onde o Policial Militar fardado vai até a escola e ministra as aulas, com o objetivo de alertar sobre o uso indevido de drogas e a violência, proporcionando ainda que a comunidade se aproxime da polícia militar.

Em Igrejinha, o Proerd não era realizado desde o ano de 2013. A formatura contou ainda com a presença da Banda de Música da Brigada Militar.

SOBRE O PROERD

O Proerd é desenvolvido por um Policial Militar fardado, de forma voluntária, que recebe formação específica para o desenvolvimento do programa em escolas. Este conta ainda com a presença constante da professora em sala de aula, bem como, o apoio integral dos pais dos alunos.

Os encontros são compostos por dez lições, que abordam temas como: segurança pessoal, maneiras de dizer não as ofertas de drogas, abuso e uso das drogas, auto-estima, influência dos meios de comunicação, alternativas para não usar drogas, pressão dos companheiros, consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência, além de noções de cidadania e segurança pessoal.

Trata-se de combater o consumo de drogas através da educação. O Proerd mostra para as crianças e os adolescentes um caminho mais seguro, principalmente saber tomar decisão e dizer não. A participação da Proerd na vida dessas pessoas contribui para que a comunidade se sinta mais segura e diante disso, alunos, pais, professores e diretores compartilhem com maior entusiasmo do esforço da Brigada Militar em transformar as escolas em centros de referência da comunidade para o fortalecimento da cidadania e combate às drogas e a violência.

GALERIA