Notícias do Vale do Paranhana.

Após diversas reuniões e cerca de três meses de negociações com o governo do Estado, Igrejinha recebeu a confirmação da contratualização do Hospital Bom Pastor (HBP) para o serviço de obstetrícia regional para o município, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

A data prevista para o início das atividades é 11 de outubro e foi definida pela Secretaria Estadual de Saúde em reunião ocorrida na última quinta-feira (29) com a secretária da pasta, Arita Bergmann. Ela afirmou ter ficado positivamente impressionada com a visita à casa de saúde.

— Gostamos muito do que vimos em relação à maternidade do hospital, que foi equipada com recursos da Consulta Popular e com a participação da comunidade — elogia.

De acordo com o prefeito Joel Wilhelm, Igrejinha vinha há muito tempo buscando a contratualização, já que a implantação da maternidade necessita de financiamento do Estado para cobrir os altos custos. O serviço de obstetrícia necessita de obstetra, pediatra e anestesista, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem à disposição 24 horas por dia.

Também participaram da reunião a secretária de Saúde de Igrejinha, Simone Amaral, o diretor Administrativo do HBP, João Schmitt, o coordenador da nova maternidade, Tadeu Stringhari, e o assessor parlamentar Jefferson Muller, representando o deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), que participou das negociações do município com o Estado.