Notícias do Vale do Paranhana.

O clima bom, principalmente no sábado, e a presença de uma atração nacional, marcaram o sucesso da Feira do Livro 2007 de Igrejinha. O evento literário atraiu milhares de pessoas à Rua Coberta e praça Dona Luísa no último final de semana, encerrando a programação dos 43 anos do município.

Aberta ainda na noite da quarta-feira anterior, com uma apresentação da Orquestra Municipal de Teutônia, a Feira do Livro teve seus dois primeiros dias, quinta e sexta-feira, dedicados ao público estudantil, recebendo praticamente todos os alunos das escolas igrejinhenses. Ainda na quinta-feira, os jovens lotaram a Sociedade União de Cantores (Suci) em quatro horários diferentes, para acompanhar as palestras do músico Thedy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós. Autor de um livro de poesias, ele centrou sua fala na importância dos jovens em ter contato com a literatura, mas não escapou de responder perguntas sobre sua atividade profissional. A Suci também recebeu um bom público na noite chuvosa e fria de sexta-feira, quando a atração principal foi o jornalista Ruy Carlos Ostermann. Usando o futebol como uma metáfora, ele divagou filosoficamente sobre a vida e a morte e respondeu a perguntas instigantes da platéia. Mesmo provocado a falar sobre a decisão da Copa Libertadores, Ruy evitou fazer uma previsão, afirmando que nem sempre “penso o que digo, nem digo tudo o que penso”.

Beneficiado pelo aparecimento do sol, que tornou o clima mais ameno depois de um dia de chuva, o sábado acabou sendo o dia de maior movimento de público. A secretária de Educação, Liége Brusius, calcula que cerca de cinco mil pessoas devem ter passado pelo local na ocasião, quando a principal atração foi a presença do músico carioca Gabriel O Pensador. Em cerca de duas horas, ele falou sobre sua vida, contando como se tornou compositor, e respondeu a várias perguntas da platéia, curiosa em saber detalhes sobre a forma como ele compõe e suas opiniões sobre outras questões.

O tempo voltou a ficar feio no domingo, mas mesmo assim a Feira do Livro contou com um bom público neste dia. O encerramento da programação ocorreu no início da noite, com uma apresentação do grupo de dança Cadica Borghetti. A secretária Liége Brusius se mostrou satisfeita com o resultado da promoção, salientando principalmente a grande presença de público. Já o prefeito Elir Girardi destaca que o evento vem crescendo ano a ano e se consolidando como a principal promoção cultural da cidade.