Notícias do Vale do Paranhana.

Os adeptos de passeios de bicicleta ganham, nesta sexta-feira, sete rotas de cicloturismo em Gramado. Criados pela Secretaria Municipal de Turismo, os roteiros oferecem a experiência de pedalar por paisagens do interior, conhecer comunidades, moradores e sabores da gastronomia local, além de pontos praticamente não visitados por pessoas que não são da região.

Os roteiros passam pelo Parque dos Pinheiros, unidade de conservação que abriga uma das mais belas paisagens de Gramado, além das linhas Ávila, Tapera, Quinto Distrito, Ponte do Raposo, no limite de Gramado com Caxias do Sul, Rabicho, na antiga estação ferroviária, e Morro da Polenta.

Para melhor navegação e segurança durante o trajeto, cada uma das sete rotas é sinalizada com placas indicativas. Os trajetos possuem diferentes classificações, que são divididas em quatro categorias: severidade do meio, orientação do percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico.

A Secretaria de Turismo reforça para que, antes de sair para pedalar, os interessados avaliem suas condições de saúde, além de se alimentarem bem e se hidratarem. Outras recomendações fundamentais para uma boa experiência são consultar as condições meteorológicas, levar documentos pessoais, água e alimentos para durante o passeio, celular carregado e carregador, e avisar alguém sobre seu roteiro antes de sair, por ser uma medida essencial em casos de emergência.

SEGURANÇA

O uso de equipamentos e vestimentas adequadas também fará parte da experiência: capacete, óculos, luvas, tênis leve ou sapatilha de ciclismo, bermudas ou calças térmicas, camiseta leve e jaqueta corta vento auxiliam para o visitante conseguir percorrer o trajeto.