Notícias do Vale do Paranhana.

Seguindo sua missão de reacender o sentimento de civismo e o respeito aos símbolos nacionais, a Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul está realizando a distribuição da 82ª Centelha do Fogo Simbólico da Pátria.

Em Taquara, o Fogo Simbólico foi recebido na segunda-feira (19), numa solenidade ocorrida na sede da Brigada Militar, marcando assim o início das comemorações da Semana da Pátria. As atividades cívicas serão retomadas no dia 1º de setembro, a partir das 8h30, com a Corrida do Fogo Simbólico e o acendimento da Pira da Pátria no município.

Fundada em 7 de setembro de 1916, a Liga da Defesa Nacional é uma entidade cívico cultural, apartidária, imparcial, independente e transparente que tem como objetivo estimular o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais, sem professar qualquer credo político, religioso ou filosófico.

Marcando o início das comemorações dos 197 anos de Independência do Brasil, a 82ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria iniciou no sábado (17), no Parque Osório, em Tramandaí. Após o acendimento da Pira da Pátria, a Liga da Defesa Nacional iniciou a distribuição da centelha do Fogo Simbólico para diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Durante a chegada do Fogo Simbólico em Taquara, que ficará sob os cuidados da Brigada Militar do município, o representante da Liga da Defesa Nacional, José Petroceli, falou sobre a importância da preservação e respeito ao patriotismo, como forma de produzir um trabalho digno em prol da coletividade da nação.

— O engrandecimento do país não ocorre do dia para a noite e tampouco é feito por uma só pessoa, nem em uma só época. Ele é edificado por erros e acertos, forjado pela história, que não é feita somente do passado, mas também no presente. Com base em acontecimentos que envolvem personagens de brio e se transformam em agentes de esperança e realizações — analisou Petroceli.

Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, agradeceu a presença dos representantes da Liga da Defesa Nacional e falou sobre o trabalho que é desenvolvido pelo grupo.

— Estamos muito honrados em recebê-los novamente em nosso município. Atos como este que estamos realizando hoje, não são apenas para exaltarmos o nosso amor a Pátria, mas também servem como uma forma de ensinarmos às nossas crianças e jovens sobre a importância de preservarmos o patriotismo, respeitando nossos símbolos nacionais, e assim construir um Brasil melhor — destacou o Secretário de Educação de Taquara.

BANDEIRA NACIONAL SERÁ O TEMA

Neste ano, as comemorações dos 197 anos de Independência terão como tema a “Bandeira Nacional do Brasil”, como tema estadual o “Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório” e municipal a “Aplicação de saberes, diversidade cultural e inclusão social”.

As comemorações alusivas à Semana da Pátria ocorrem de 1º a 7 de setembro, com hasteamento das bandeiras às 8h30, e arriamento às 17h, diariamente, na Praça Marechal Deodoro. No primeiro dia (1/9), ocorrerá a corrida do Fogo Simbólico pela rua Júlio de Castilhos até a praça, também às 8h30, com a presença das escolas, da Prefeitura Mirim e entidades. O desfile cívico está programado para o dia 7 de setembro, com início às 8h.

PRESENÇAS

Também participaram da solenidade, que contou ainda com a apresentação da banda do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) e da participação de representantes do programa AABB Comunidade, o comandante da 5ª Companhia da Brigada Militar, o Capitão Juliano Cardoso Arali; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques; e de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli; os membros da Liga, César Cordeiro, Nelson Prestes e Gilmar Chagas, entre outros representantes da Administração Municipal e das escolas do município, e a comunidade em geral.