Notícias do Vale do Paranhana.

Começa nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Com o tema “Do Produtor à Mesa”, durante 12 dias, os restaurantes participantes se reunirão a produtores da agroindústria local. Além de pratos especiais com insumos dos colonos, a programação terá apresentações de artistas locais nos restaurantes, exposição fotográfica na rua Coberta, oficinas gastronômicas online e concurso para escolher o melhor chef da região.

Neste ano, as colonizações que fazem parte da história de Gramado e que integram o agronegócio da cidade serão contempladas no festival. O circuito gastronômico da 12ª edição contará com 28 restaurantes confirmados. Os pratos têm valor único de R$ 40 e as opções doces R$ 20. Alguns estabelecimentos oferecem a opção de entrega ou retirada.

Somado à programação gastronômica, o Festival contará com cerca de 35 apresentações culturais de artistas locais, de diferentes estilos musicais, durante todos os dias. Dentro da programação cultural, o Festival também apresenta a mostra “A Arte da Terra”, do fotógrafo Leonid Streliaev, que estará exposta na rua Coberta durante o período do evento.

Neste ano, a Cozinha Experimental acontece no ambiente digital. As oficinas gastronômicas explicam o passo a passo para preparar iguarias típicas da região. As aulas já estão sendo disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, no canal oficial do Festival no YouTube. Os participantes também podem acessar um e-book com todas as receitas no site do evento, além de maiores informações sobre o Festival.

A edição deste ano contará com ações especiais de inclusão para pessoa com deficiência. Os cardápios serão disponibilizados com tradução em Braile, além de Audiodescrição e Narração, que contarão com uma tecnologia que traduz imagens em palavras, que estará disponível nos celulares dos garçons para todos que tiverem interesse na experiência. Cinco das oficinas gastronômicas da Cozinha Experimental contam com transmissão e interpretação em Libras por intérpretes surdos e ouvintes.

O clássico Concurso Melhor Chef, com participantes da região das Hortênsias, tem sua grande final marcada para o dia 2 de outubro. Os jurados do concurso terão a experiência da Caixa Sensorial Olfativa. Os pratos dos finalistas serão inseridos em uma caixa e com os jurados vendados, haverá narração sobre o prato, textura, cheiro e ingredientes.