Notícias do Vale do Paranhana.

A tradicional programação dos Festejos Farroupilhas do Paranhana será transferida para 2021. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (8) pelo presidente da associação que organiza o evento, Juliano Barbosa.

De acordo com Barbosa, a medida foi tomada levando em conta a pandemia de Covid-19.

— O momento requer tomada de decisões em consonância ao cenário que se apresenta a todos nós. Transferir a edição dos festejos deste ano para 2021 não só é uma medida prudente. É também uma medida que indiretamente acaba auxiliando os governos estadual e municipal, que necessita desonerar-se de despesas como estas e direcionar todos os recursos possíveis a áreas como a da saúde publica e assistência social, pois nossas dificuldades (cidade e região) aumentam com a chegada do inverno — analisa.

Para o presidente, o momento é de espera, concentração e canalização de recursos para 2021.

— Muito em breve deveremos ter um descompasso econômico rigoroso, e, nos comprometermos com a realização de qualquer tipo de gasto em estrutura ou outra extravagância seria arriscado por demais. Fazer algo diferente disto é colocar entes queridos nossos, em situação de risco desnecessário ou pior, colocarmos nossos amigos queridos em obrigação de gastos em momento de recessão, onde já tínhamos ranchos nos sinalizando que talvez não conseguiriam participar devido a problemas financeiros — reflete.

Um ato simbólico e dentro dos parâmetros de segurança à saúde pública deve ser realizado pela organização em setembro, mas ainda não há um plano específico.

— Vamos respeitar as normas dos governos estadual e municipal. Quando chegarmos mais próximo à data da Semana Farroupilha e ali a situação já estiver liberada, pensaremos em algo mais simples, mas que possamos sim comemorar. Porém, deixando claro que dependemos da situação da pandemia estar normalizada para, então, fazermos algo. Por enquanto, é aguardar. Que todos tomem os cuidados necessários para que em 2021 possamos estarmos todos juntos — projeta Barbosa.