Notícias do Vale do Paranhana.

Um grande encontro de educadores de matemática ocorrerá de 15 a 17 de agosto nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Na ocasião, docentes de diversas regiões do Brasil e do Rio Grande do Sul participarão da II Conferência Nacional de Educação Matemática/VII Jornada Pedagógica de Matemática (Jopemat) e do I Encontro Nacional do PIBID/Residência Pedagógica/Matemática – Faccat.

Além disso, acontecerá também o XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul (Erematsul).

Neste evento conjunto, a principal meta, segundo os organizadores, é reunir a comunidade acadêmica, professores e demais interessados de áreas afins para discutir assuntos referentes ao ensino e à aprendizagem de matemática além de promover momentos de diálogo, compartilhamento de informações, resultados de pesquisas e experiências didático-pedagógicas na educação básica e no ensino superior.

PROGRAMAÇÃO

Quinta, 15 de agosto

14h às 16h – Credenciamento
16h às 18h30 – Mesa Redonda 1
18h30 às 19h30 – Intervalo
19h30 – Abertura
20h – Palestra de abertura: Marcelo de Carvalho Borba (Unesp – Rio Claro)

Sexta, dia 16

13h às 16h – Comunicações Orais
16h às 17h – Intervalo
17h às 18h30 – Mesa Redonda 2
19h às 21h – Palestra 2
21h – Jantar de Confraternização (por adesão)

Sábado, dia 17

8h30 às 12h – Oficinas
12h – Encerramento do evento

SAIBA MAIS

A Jopemat é um evento bianual e está na sua VII edição, sendo o primeiro evento realizado no ano de 2007, sempre com sede no campus da Faccat. Na última edição tem ganhado um caráter nacional em função da Conferência Nacional de Educação Matemática. Conta com a realização de inúmeras atividades como: palestras, mesas redondas, oficinas, comunicações científicas e apresentações artísticas.

O Erematsul surgiu pela iniciativa de um grupo de alunos que sentiu a necessidade de estar em contato com colegas de cursos de outros Instituições. Desde então, os encontros ocorrem na região sul do Brasil, compreendida pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É organizado anualmente em diferentes cidades, tendo o duplo propósito: favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos relativos à matemática e à educação matemática.