Notícias do Vale do Paranhana.

Com muitos estoques da vacina contra o vírus da gripe (Influenza) acabando nos municípios do RS, o governo do Estado afirma que já está sendo distribuído o segundo lote da medicação. São mais 450 mil doses para atender a primeira etapa da campanha destinada a idosos e trabalhadores de saúde.

Na segunda-feira (23), as doses já começaram a ser distribuídas para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde e de lá para os municípios. A vacina não previne o novo coronavírus, mas a aplicação foi antecipada em função da pandemia.

Como se trata de um imunobiológico, a distribuição é feita em etapas, de acordo com a capacidade de armazenamento nos estados e municípios. O cronograma de entrega segue critérios técnicos e o envio é realizado nos quantitativos necessários para atender o cronograma e as etapas de vacinação por faixas etárias do público-alvo da campanha.

Com essa nova remessa, 50% das doses necessárias para esta etapa da vacinação (pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde), já foram recebidas, no total, 900 mil doses de vacinas do Ministério da Saúde.