Notícias do Vale do Paranhana.

Desde que foi lançado em maio deste ano, o Instituto Desenvolver vem preparando um curso para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens de Igrejinha e região.

Nesta semana, está acontecendo a primeira etapa de matrículas dos alunos selecionados para o programa. Estudantes da rede pública, dos nono ano do fundamental e do ensino médio, com interesse no projeto, preencheram uma ficha de intenção, onde puderam expressar sua opinião sobre algumas questões.

As respostas foram analisadas por um grupo de profissionais de diferentes áreas, incluindo professores, administradores, psicólogos e profissionais de comunicação. O staff de professores conta com colaboradores de diversas áreas: administração, comércio, tecnologia da informação, comunicação, além de professores, com espaço para diferentes níveis de formação, de técnicos a doutores. As áreas abordadas no curso são: Empreendedorismo e Inovação, Comunicação, Desenvolvimento Pessoal e Educação Financeira.

Para a coordenadora do Eixo de Educação Financeira, Ádina Conrad, participar do processo de matrícula dos alunos tem sido uma experiência incrível.

— Vermos a empolgação deles é encantador. Estamos conversando com os pais. Sentir o deslumbramento ao contarmos como funcionará, gratuidade, horários, aula inaugural, formatura, apresentação de projeto… é motivador — conta.

A iniciativa partiu de Guto Scherer que, como vereador (MDB), defende a bandeira do empreendedorismo.

— Tentamos, desde o meu primeiro mandato, incluir o empreendedorismo e o estímulo nessa área em nossa cidade, sem sermos atendidos pelo Executivo municipal. Por isso, desde o final do ano passado, estamos organizando este projeto. Desde que lançamos o Instituto, recebemos o apoio de vários profissionais altamente qualificados que atuarão como professores — comemora Scherer, presidente do Instituto Desenvolver.

As aulas serão gratuitas e a primeira turma inicia no dia 9 de julho. No dia anterior, será realizada a Aula Inaugural, onde os professores e alunos serão apresentados ao público.

— Para 2019, temos a previsão de abrir ainda mais uma turma. No próximo ano, podemos ter turmas acontecendo simultaneamente. Conversando com os jovens ou lendo as fichas de intenção, percebemos que eles têm um potencial gigante. Com o Instituto, queremos potencializar isso ainda mais — conta.

O curso tem parceria com a Feevale Digital, Feevale Tchpark, Sebrae e DSOP Educação Financeira. Pelo site e nas redes sociais é possível ficar atento aos novos prazos e inscrições das próximas turmas.